Secretários de Educação da Região Serrana terão encontro em Cantagalo

O município de Cantagalo vai sediar, no próximo dia 5 de abril (sexta-feira), o Encontro de Secretários Municipais de Educação da Região Serrana II, organizado pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O prefeito Saulo Gouvea (PT) e a secretária municipal de Educação, Lucinha Farah Noronha, vão receber secretários de Educação de vários municípios das regiões Serrana e Centro-Norte Fluminense.

O encontro será realizado no Fraterno Auxílio Cristão, (FAC), na Rua Euclides da Cunha, s/nº, no Centro da cidade de Cantagalo. Entre os destaques da pauta do encontro, os secretários vão discutir temas a serem levados ao 62º Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, marcado para a semana seguinte, dias 10, 11 e 12 de abril, no Rio de Janeiro.

Durante o encontro, que será encerrado por volta das 16 horas, o palestrante Júlio César Furtado dos Santos, convidado para o evento, defenderá o tema ‘A Gestão Municipal da Educação e o Desafio da Formação Continuada dos Professores’. A apresentação e histórico da Undime-RJ ficará por conta de Marlise Alves Cardoso, secretária executiva da entidade no estado do Rio de Janeiro.

Outro destaque do encontro será o esclarecimentos sobre o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação, e o Plano de Ações Articuladas (PAR), também do Ministério da Educação, tarefas que caberão à professora Marisa Sardinha, coordenadora do PAR.

Para Lucinha Farah Noronha, o encontro também é um momento importante de congraçamento entre os secretários municipais de Educação dos municípios da Região Serrana II, que abrange uma extensa área que vai de Nova Friburgo a Santa Maria Madalena.

O último encontro regional da Undime sediado em Cantagalo foi realizado em maio de 2011, quando estiveram reunidos secretários municipais de 18 cidades. Segundo a secretária de Educação de Cantagalo, a capacitação de profissionais dentro do PAR; os planos Nacional e Municipais de Educação; os conselhos municipais de educação; e a lei do piso salarial nacional do magistério, além de plano de cargos e salários da categoria, que Cantagalo já implantou, são outros assuntos que costumam fazer parte desses encontros, mesmo que em conversas informais.

– Uma organização como a Undime fortalece os municípios, proporcionando um intercâmbio de experiências e projetos, a racionalização na utilização das verbas e as ações conjuntas para os problemas comuns entre os municípios da região, o que aumenta, inclusive, a capacidade de reivindicação junto ao Ministério da Educação, quando for o caso – destaca Lucinha Farah Noronha.

Na opinião do prefeito Saulo Gouvea, esses encontros e trocas de experiências são muito importantes e devem ser realizadas em todas as áreas.

– Outro ponto importante é que os municípios têm realmente procurado se unir, o que, a meu ver, é um grande avanço e fruto das novas formas de administração, o que era bem mais difícil há 20 anos, por exemplo. Ficamos felizes em participar de um momento importante como este e constatar que as coisas têm mudado, e para melhor. Esses encontros dão resultados muito importantes – comentou o prefeito de Cantagalo, que também já foi secretário municipal de Saúde no período de 1997 a 2000, durante o mandato do ex-prefeito Wilder de Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email