Ex-jornalista e atual servidor público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o empresário Giovani Buzzi, adquiriu uma sede de uma fazenda histórica em Santa Maria Madalena. “Eu e minha esposa, Ana Paula, tivemos a oportunidade e a honra de adquirir esta propriedade, um belo exemplar do período de glórias do Município de Santa Maria Madalena. A aquisição contempla a sede e um pequeno trecho de três hectares. Teremos um grande trabalho para reformá-la, tentando ao máximo preservar suas características”, garante Buzzi, que é um dos sócios da Cervejaria Buzzi.
A Fazenda Bom Destino foi construída pelo Coronel Firmo Daflon, que era filho dos primeiros imigrantes suíços que vieram para o Brasil em 1819. Seu avô, Jean Joseph Brunno Dafflon chegou a bordo do Navio Urania. Vinha acompanhado de três filhos: Joseph, Marie Rose e Pierre Nicolas com 16 anos. Firmo era filho de Pedro Dafflon Júnior e Jacinta Emília Cordeiro da Estrella e nasceu em 01/06/1873. Adquiriu a Fazenda Bom Destino em Santa Maria Madalena e mudou-se para lá em 1923. A propriedade localiza-se a 9 km da sede do município, em um clima mais quente que o predominante na cidade, em uma altitude de 200 metros sobre o nível do mar.
Em 1º de maio de 1928, inaugurou a sede da Fazenda Bom Destino onde, depois de ter produzido café, dedicou-se à pecuária, constando no Almanaque Laemert como produtor de gado e de laticínios.
“Hoje a sede está bastante danificada, mas ainda guarda a solenidade de um período de grandes vitórias de seus antigos proprietários. Parte do telhado foi substituído por telhas de fibrocimento, que apesar de esteticamente inadequadas, garantiu que o prédio continuasse de pé”, informa Giovani.
A fazenda nunca deixou de pertencer à Família Daflon e será restaurada, para o bem da história de quem muito ali trabalhou. Foi adquirida de Rita Maria, esposa do falecido Walter Daflon, filho do fundador, através do seu filho do mesmo nome, Firmo Ribeiro Daflon.