Depois da cerimônia que abriu a primeira Porta Santa da Diocese de Nova Friburgo, na Catedral de São João Batista, esta foi a vez do Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, no Vicariato Episcopal Norte. A celebração aconteceu no último dia 19 de dezembro, na parte da manhã, e reuniu fiéis de toda a Diocese. Presidida pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, a santa missa também contou com a presença do vigário geral da Diocese, do vigário episcopal do Vicariato Norte e do reitor do Santuário Diocesano.
Os fiéis, que há muito estavam ansiosos para a abertura da Porta Santa em Cantagalo, bem cedo se aglomeraram na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, no Centro da cidade, aos pés do adro do centenário templo religioso. Transeuntes também se admiraram com a presença do povo de Deus e, nas palavras de um que desejou não ser identificado, disse: “é uma alegria muito grande ver a praça de Cantagalo cheia, ainda mais sabendo que esse povo todo está aí para rezar pela gente”.
Dom Edney Gouvêa Mattoso realizou o rito destacando a relevância da abertura da Porta Santa da Misericórdia no santuário dedicado à adoração ao Santíssimo Sacramento, oportunidade que os peregrinos de todo o Brasil poderão alcançar indulgências plenárias, se observadas as demais diretrizes da Igreja.
O vigário episcopal do Vicariato Norte, padre Alexandre Guidio, no encerramento da santa missa agradeceu ao bispo pela iniciativa de ter aberto uma Porta Santa no Santuário em Cantagalo, asseverando que, assim, poderá o povo de Deus aproximar-se do Santíssimo Sacramento ao mesmo tempo que meditar sobre as diretrizes do Sumo Pontífice para o Ano Santo da Misericórdia.
A bênção com o Santíssimo Sacramento foi um dos grandes momentos da cerimônia religiosa, quando o presidente da celebração expôs Jesus Eucarístico para derramar abundantes graças nas vidas dos que no santuário se reuniam. Após, o Santíssimo Sacramento foi novamente entronizado para a adoração permanente.