Segurança em Cantagalo (II)

Faz três semanas que escrevemos um artigo no JORNAL DA REGIÃO exaltando a necessidade de uma atenção especial à segurança pública em Cantagalo. O senhor prefeito respondeu, dando algumas justificativas e explicações não muito convincentes, mas… tudo bem.

Nesse curto intervalo de tempo, as coisas não apenas não melhoraram, como até mesmo recrudesceram e se tornaram mais sofisticadas, tornando-se motorizadas e mais agressivas e audaciosas.

Os leitores do JR devem se lembrar de Doreana, a jovem que havia sofrido uma tentativa de assalto numa madrugada, na rodoviária de Cantagalo. Há três dias, Doreana foi atender a um paciente, defronte ao Colégio Estadual Lameira de Andrade. Ao regressar, viu que seu carro havia sido arrombado, roubando-lhe R$ 400 e todos os seus documentos. Isso às 11 horas da manhã!

Há quatro dias, os Correios de Euclidelândia (terceiro distrito de Cantagalo) foram assaltados e roubados durante o dia. Há três dias, os Correios de Santa Rita da Floresta (segundo distrito de Cantagalo) foram assaltados e roubados durante o dia, apesar da presença dos funcionários em serviço. Durante as três últimas semanas, mais duas casas foram assaltadas no bairro São José.

Aos sábados, domingos e feriados – na parte da manhã –, os ônibus de carreira, que devem servir ao bairro Cantelmo, lá não aparecem… “porque os estudantes estão de férias.” Com isso, os moradores desse bairro que trabalham no Centro de Cantagalo são obrigados a fazer esse percurso a pé, correndo o grande risco de serem assaltados por marginais que, normalmente, estão sediados à altura do cemitério. Pois foi exatamente o que aconteceu com uma jovem manicure que se dirigia a pé ao seu emprego em Cantagalo. Foi subitamente assaltada por dois motoqueiros que, sob a ameaça de uma faca, obrigaram-na a lhes dar a única nota de R$ 10 que portava. Isso ocorreu às 11 horas da manhã.

Por falar em Cantelmo, esse parece um bairro esquecido pela administração pública – até mesmo pelo vereador que elegeram e que nunca mais por lá deu as caras, depois que foi eleito (Isso não é verdade, senhor vereador? Será que não se encabula?). A quadra de esportes inaugurada há quase um ano pelo senhor prefeito nunca funcionou!.. O posto de saúde que possuía foi desativado.

Muito bem! Essas são as notícias cartão de visita para nossa querida cidade, que, ao completar dois séculos de existência, deveria, pelo menos, se orgulhar de sua segurança.

Se a situação não melhorar até à festa dos 200 anos, serei obrigado a sugerir aos turistas que virão que tragam, também, em sua bagagem, um capacete e um colete à prova de balas!

*Erly Bon Cosendey é professor de pediatria aposentado pela UFRJ

E-mail: erlycosendey@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email