Vai entrar em circulação em todo o país um selo especial em referência a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). A cerimônia de lançamento aconteceu sábado passado, 23 de março, em Guaratiba, local no Rio que receberá dois Atos Centrais do evento em que os jovens têm um encontro marcado com o Papa Francisco: a Vigília e a Missa de Envio.
O selo comemorativo da JMJ Rio 2013 foi uma ideia conjunta do Comitê Organizador Local (COL) dos Correios para homenagear o evento, que espera mais de 2,5 milhões de jovens no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho.
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, presidiu a missa. Após a celebração, representantes dos Correios, bispos auxiliares e membros do comitê participaram da cerimônia que oficializou o produto.
Segundo João Rangel, chefe da Seção de Filatelia e Produtos dos Correios, é possível que a tiragem de 600 mil selos aumente. “Se as vendas forem boas, vamos definir, junto a Brasília e à Casa da Moeda, a produção de mais selos. A gente procura fazer um selo comemorativo para toda ação de grande porte e a ideia é fazer o reconhecimento da Jornada Mundial da Juventude como um grande evento. É um momento muito importante para nós, a jornada é um marco e vai ser um marco para os Correios”, garante o chefe da Seção de Filatelia e Produtos dos Correios.
O criador do selo e idealizador da logomarca, o designer cantagalense Gustavo Huguenin, falou da emoção de ver o evento sendo divulgado cada vez mais no Brasil. “Eu já me sinto feliz de ver essa imagem rodando o mundo, da adesão das pessoas, de grupos, de jovens. As cartas seladas vão chegar a muitas pessoas e gerar curiosidade até em pessoas que não conhecem o evento”, disse.
Gustavo Huguenin explicou que o selo é a cara da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. “O selo tinha que ter a nossa marca e a cara da jornada é o logo. O símbolo representa o Rio de Janeiro através de pontos turísticos: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Jesus é o Cristo de braços abertos e o discípulo é o coração. Não é algo para colecionador, é algo para circular pelo país e homenagear a jornada. Vejo cada vez mais o Brasil apoiando, se interessando e querendo a jornada”, comemora o designer.
Os Correios informaram, ainda, que está prevista, também, a criação de um carimbo especial para a JMJ Rio 2013 e um cartão postal do evento.