O destino dos resíduos sólidos, as emissões de carbono, a busca pela produção sustentável. Os desafios da sociedade em busca da sustentabilidade são os temas do seminário “Ação Ambiental”, que a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) encerrou nesta quarta-feira, 5 de junho, em sua sede, no Centro do Rio. O evento reuniu especialistas, executivos da indústria e representantes de associações que são referência no setor para debater os caminhos para a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos e às resoluções estaduais que tornaram obrigatório o inventário de emissões de carbono a alguns setores.
Casos bem sucedidos de coleta e reciclagem de resíduos foram exposto no painel ‘Logística Reversa no Brasil’, pela Reciclanip (Programa de Reciclagem da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Desde o final do ano passado, a concessão e renovação de licenças ambientais para setores como o de cimento, siderurgia, química e tratamento de resíduos estão condicionadas ao cumprimento dessas obrigações. A Haztec, que administra centrais de tratamento de resíduos, Instituto Aço Brasil, ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e MGM Inova vão expor as dificuldades e soluções.
A entrega do prêmio encerrou o evento. Foram premiadas as melhores práticas em cinco categorias: Água e Efluentes Sanitários; Biodiversidade; Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Mudança do Clima; Gestão de Resíduos Sólidos; e Relação com o Público de Interesse.