A terceira edição do Seminário Serrano de Economia Criativa acontece em Nova Friburgo, nos dias 30 e 31 de maio, no Teatro Municipal. Design, Arquitetura, Urbanismo, Mídias Digitais e Audiovisual são os temas centrais do encontro, que apresentará maneiras diferentes de abrir caminhos e encontrar soluções para problemas urbanos.
Os objetivos do evento serão promover a inovação através do design, na qualidade de agregador de valor ao mercado, atendendo aos setores metalmecânico e moda; fomento e estruturação do setor audiovisual como alavanca econômica regional, atreladas às ferramentas de mídia digital; reestruturação urbana e articulação de redes colaborativas que proporcionem atração de investimentos e melhoria da competitividade para a abertura de novos mercados e desenvolvimento econômico; novas tecnologias educacionais, voltados ao empreendedorismo e a economia criativa.
Durante os painéis, serão apresentadas experiências mundiais do cenário da Economia Criativa e apresentação de casos e experiências de sucesso em aplicação de design, urbanismo e aplicação de inovação em processos organizacionais, bem como trazer informações sobre parâmetros para atração de investimentos, fundos setoriais e redes colaborativas.
A programação dedica especial atenção ao tema Produção Audiovisual e desenvolvimento transversal, já que Nova Friburgo tem no setor forte vocação para desenvolver um distrito produtivo de conteúdo de audiovisual e tecnologia da informação (TI).
Estima-se que Nova Friburgo receberá, durante o evento, visitantes de todo Brasil. O público esperado é de 500 pessoas aproximadamente, entre empresários, estudantes, empreendedores culturais, gestores públicos, agentes econômicos e sociais, produtores audiovisuais, designers, arquitetos e urbanistas.
O 3º Seminário Serrano de Economia Criativa é uma realização do Isec (Instituto Serrano de Economia Criativa), com correalização da Fundação D. João VI, patrocinado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Sebrae-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), Stam, Instituto Francisco Faria; com apoio da ABPITV, Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Energisa, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Rio Criativo, Faol, Lokasom, Grão Café, Habitare Apart Hotel, Pizzaria Prediletta, prefeituras de Nova Friburgo, Petrópolis, Duas Barras, Trajano de Moraes, Macuco, Cordeiro, São Sebastião do Alto e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.