Motivados a trabalhar no setor de panificação e confeitarias, 24 alunos se interessaram pelo curso ‘Formação de Padeiro’, oferecido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Nova Friburgo, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf), para formar novos profissionais. “Quem adquire a formação, que é gratuita, tem perspectiva de sair do curso praticamente empregado”, afirma Paulo Cezar de Oliveira, presidente do sindicato.
A capacitação profissional, gratuita começou dia 7 de maio e faz parte dos módulos de qualificação setorial do Senai -Rio. Palestras motivacionais integram a programação, além da parte técnica do aprendizado.
Na semana passada, o chef Dê, dono do Dê Gastronomia, em São Pedro da Serra, e um craque da confeitaria, esteve presente ao curso para contar suas histórias e dar dicas aos alunos. A perspectiva é de que outros profissionais do setor compartilhem suas experiências com os jovens estudantes.
Nas aulas, os alunos aprenderão sobre pães de sal (pão francês, bisnaga, careca, rabanada, sacadura, baguete simples e recheada); pães semidoces (hamburguer, pão de forma, suíço, pão Recife); pão doce (panetone, sonho, brioches, pães doces diversos, broa de fubá); pães de massa fina (pão de batata, pão sovado, pão de queijo, pão de leite, pão de alho) e pães rústicos (italiano, integral, ciabatta, sírio, pão de campanha). Também terão a oportunidade de aprender, na prática, com a mão na massa, pois as aulas acontecem na Padaria Escola João Moura, que fica na Avenida Júlio Antônio Thürler, 331, em Olaria. O estabelecimento já está oferece produtos feitos pelos talentosos alunos.