Criatividade parece ser mesmo palavra de ordem em Cordeiro. Apesar da pandemia, mas ciente de que é preciso manter próximos os usuários frequentadores das oficinas oferecidas pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos resolveu inovar, oferecer comodidade à população e manter em alta o tão importante isolamento social.
Apoiados pela Prefeitura de Cordeiro, os profissionais que atuam à frente dessas ações tão fundamentais no cotidiano da comunidade optaram por levar até as residências o Serviço de Fortalecimento de Vínculos, cujas iniciativas normalmente seriam apresentadas aos munícipes no CRAS dos bairros e também no Centro de Convivência. Assim, esse mês foi idealizada a ‘Festa Julina na Caixa’.
Obedecendo todas as normas de segurança, foi entregues diretamente aos alunos das oficinas uma caixa temática contendo itens como maçã do amor, pipoca, doces típicos, canjicão, broa e cachorro quente. Segundo os servidores envolvidos, foi indisfarçável a alegria no rosto dos beneficiados. O sorriso das crianças, a emoção dos idosos e a satisfação de quem promoveu a entrega do material resumiram de forma simples e direta o sucesso alcançado por mais essa ideia da Assistência Social.
Responsável pelas entregas aos frequentadores do Centro de Convivência da Terceira Idade Manoel Brasil, vestido bem a caráter, com roupas caipiras, Dirceu Vila Nova contou que as caixas ficaram lindas, que a organização fez a diferença e que os usuários aprovaram. “Assim não tem como não dar certo. Foi especial para todos nós. Agradeço por terem permitido a realização desse trabalho”, disse ele com emoção.
A secretaria de Assistência Social destacou o brilho nos olhos das pessoas que receberam os kits em casa. “Essa visão da satisfação e alegria não tem preço. É motivador para buscarmos a cada dia mais ações e manter esse vínculo fortalecido”, expôs Renata Ferreira, que teve as palavras ratificadas pelo subsecretário Marcelo Correia. “É gratificante demais. Faz todo esforço e dedicação valerem à pena”, garantiu.
As entregas foram 29 de junho no Manancial, 30 no Rodolfo e 31 nas Lavrinhas e Pena, na Zona Rural, através do CRAS Itinerante. Mais ações estão programadas, como conta a assistente social Letícia Reis. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estará nas casas de forma remota, pois seguiremos com atividades e lanches para os cadastrados nos CRAS e Centro de Convivência”.
“Estamos cada vez mais unidos pelo melhor e essa parceria com a Secretaria de Assistência Social é fundamental para manter nosso contato com os usuários. Estou muito feliz com o trabalho realizado”, declarou o prefeito Luciano Batatinha.