A Câmara Municipal de Itaocara realizou dia 28 de outubro a sessão solene em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa de Itaocara. O evento, realizado no Clube União Esportiva Itaocarense, reuniu autoridades locais. Na ocasião, foram entregues pelos vereadores os títulos de cidadãos itaocarense aos que não nasceram em Itaocara, mas que contribuem significativamente para o desenvolvimento do município.
Entre os agraciados com o título de cidadão itaocarense estavam o tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano, comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Pádua, responsável pela segurança no município de Itaocara; o professor de história Jorge Henrique Moraes; o pároco da Paróquia de Santa Beatriz, em Portela, padre Diego Lengruber Fernandes.
O presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Bittencourt, e também o padre Diego discursaram parabenizando Itaocara. O pastor Rodrigo de Souza Gomes, que também foi agraciado com título de cidadão itaocarense, fez uma breve oração a Itaocara. O professor Jorge Henrique, que é trajanense de nascimento, recentemente teve um trabalho seu reconhecido na educação realizado no Ciep de Itaocara. Na solenidade de homenagem, o prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes, e o vereador Jorge Luiz, fizeram questão de prestigiar a homenagem ao trajanense.
Já a vereadora Aveline Abbud lamentou nas redes sociais a Prefeitura não realizar festejo no aniversário. “É lamentável o descaso do chefe do Executivo quanto aos eventos em comemoração aos 125 anos de nossa querida Itaocara. Sinto um nó na garganta em ver que o representante do povo pouco faz para manter a memória de nossa gente. São os pequenos detalhes que fazem a diferença. Contudo, mesmo sem festejo, sem lembranças e sem parabéns, nós festejaremos em nossas casas, com nossas famílias. Celebraremos o nosso chão, a nossa terra, a nossa história. Afinal, o nosso amor por Itaocara, isso jamais nos será roubado”, afirmou a vereadora.