Cooperativa de Macuco: nova diretoria dia 23. Entidade mobiliza produtores de 19 municípios
O atual presidente da Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco, o médico-veterinário Sílvio Marini, é candidato à reeleição. Em chapa única, Marini deverá ser reeleito para o próximo triênio na administração da entidade, que, hoje, é a maior no interior do estado do Rio de Janeiro.
Fundada por produtores de leite, no decorrer da última década tem sido administrada por profissionais técnicos, que têm enfrentado grandes desafios para garantir produtividade aliada à qualidade de vida dos produtores rurais. O mercado de laticínios crescente no estado é, também, bastante competitivo, exigindo práticas e equipamentos de última geração.
Em 1996, a Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco trabalhava com 14.372.404 litros, passando para 41.550.171 litros no último exercício, com crescimento superior a 150% no volume recebido. A Cooperativa de Macuco mantém cerca de 170 empregos diretos e, aproximadamente, 200 indiretos. Conta com 870 associados e beneficia três milhões de litros de leite por mês, recebidos de 14 municípios da região. Seus produtos são comercializados na Região Serrana, Niterói e São Gonçalo.
Sílvio Marini está à frente da Cooperativa de Macuco há vários anos e deverá ser reeleito para mais um mandato, na eleição prevista para este sábado, 23 de março.
Ano passado, foi aprovada a distribuição das sobras de 2011, de cerca de R$ 1 milhão, para os cooperados, que foram pagos em duas parcelas: uma no dia 30 de abril e outra em 30 de novembro de 2012.
A Cooperativa Agropecuária de Macuco tem uma importância significativa na economia de várias cidades da região, já que mobiliza produtores rurais de 19 municípios das regiões Centro-Norte e Noroeste do estado. O leite recebido é oriundo, além de Macuco, dos municípios de Cantagalo, São Sebastião do Alto, Quissamã, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cabo Frio, Silva Jardim, Macaé, Duas Barras, Campos, Conceição de Macabu, Carmo, Cordeiro, Santo Antônio de Pádua, Italva, Cambuci, Bom Jardim e São Fidélis.