Graças ao novo sistema, foram alocados mais quatro mil estudantes do que no ano passado na segunda fase da pré-matrícula. O objetivo é tornar o sistema cada vez mais dinâmico, proporcionando mais praticidade aos candidatos e aos gestores da Educação. Ao longo de todo o processo deste ano, 249.725 estudantes fizeram a inscrição nas duas fases, sendo que 70.507 foram inscritos e alocados na última etapa.
O sistema também possibilitou que a alocação das vagas restantes, na segunda fase, fosse realizada exclusivamente através do site www.matriculafacil.rj.gov.br. “O processo de matrícula pela internet facilitou a vida dos alunos. É essencial termos um sistema informatizado e bem desenvolvido como este”, afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.
De acordo com o presidente do Proderj, Paulo Coelho, o investimento na nova solução gerou uma grande economia. “Até 2014, haverá uma economia de mais de R$ 30 milhões. Fico muito contente com mais esse exemplo da parceria entre o Proderj e a Educação”, disse.
No ato da inscrição na segunda fase, o site mostrou as escolas que ainda possuíam vagas disponíveis para visualização e escolha do aluno. Ao clicar na unidade de sua preferência, o candidato pode reservar sua vaga na hora. No entanto, é necessário confirmar a matrícula, comparecendo com a documentação necessária na instituição de ensino escolhida durante a pré-matrícula.
Para Anna Paula Velasco, superintendente de Planejamento e Integração da Rede da Secretaria de Educação, a segunda fase da pré-matrícula superou as expectativas em termos operacionais. Segundo ela, a secretaria planeja aperfeiçoar ainda mais o sistema. “Em anos anteriores, trabalhávamos com a central de atendimento telefônico, que gerava grandes problemas no ato da inscrição, já que os alunos encontravam as linhas quase sempre ocupadas. Esses problemas foram evitados este ano com a intenção de disponibilizar todo esse atendimento via internet”, disse.