O Carnaval passou e, como dizem, agora é que o ano começa. Nas redes sociais, já há os que, em tom de brincadeira, estão desejando um feliz ano novo, referindo-se ao fato de o ano realmente ter início após o reinado de Momo. Brincadeiras à parte, é necessário colocar os pés no chão e olhar para um 2015 que, pelas estimativas econômicas, parece não será nada bom em termos de desenvolvimento e estabilização. O que precisamos é trabalhar…
Pensamento
Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti. (Friedrich Nietzsche)
Gente de Expressão
O cantagalense Tarcísio Zanon não mede os sonhos para alçar voos mais altos em 2016. Ele foi nada menos que o carnavalesco responsável, ao lado de Amauri Santos, pelo samba da Estácio de Sá, campeã da Série A, e ajudou a escola a retornar ao Grupo Especial após oito anos. O enredo foi ‘De braços abertos, de janeiro a janeiro, sorrio, sou o Rio, sou Estácio de Sá’, e homenageou a Cidade Maravilhosa pelos seus 450 anos. Tarcísio Zanon tem 28 anos e foi criado no distrito de Santa Rita da Floresta. Ele se considera uma pessoa tranquila, reservada, que procura estar sempre junto à família. Além disso, Tarcísio se diz muito dedicado ao trabalho. “Tenho, como maior expressão do que sou, a minha arte”, afirma.
Ele é formado em designer gráfico pelo IFF, em Campos dos Goytacazes, e pós-graduado em carnaval e figurino pela UVA, no Rio de Janeiro. Em 2013, durante a pós-graduação, foi convidado pelo professor e carnavalesco Jack Vasconcelos para estagiar com ele na Estácio. No ano seguinte (2014), com a sua saída da escola, foi convidado pelo presidente Leziário Nascimento para assumir, como carnavalesco, o Carnaval de 2015. O resultado, todos sabem, mas, para 2016, o objetivo é brigar pelo título do Carnaval carioca. “Sensação de dever cumprido e a motivação de entender que eu estou no caminho certo. A expectativa é de muito trabalho para 2016, uma vez que o desafio é muito maior. Com o objetivo de brigar pelo título e permanecer no grupo especial”, projeta Tarcísio.
Por tudo isso e muito mais, ele recebe o nosso título de Gente de Expressão.
Em Alta
A tranquilidade registrada no Carnaval deste ano nas cidades da região, sem grandes confusões e com diversão típica dos carnavais do interior, onde a folia realmente é feita com a participação do povo. E o número de acidentes nas rodovias, que também caiu.
Em Baixa
Os que ainda utilizam o trânsito como se somente eles estivessem lá. Na região, ainda é comum motoristas que não sinalizam manobras; motociclistas que empinam motos em plena estrada; caminhões que avançam semáforo. Enfim, é necessária consciência.
Visitas à região
Mateus Solano, conhecido ao interpretar Ronaldo Bôscoli na minissérie Maysa, os gêmeos idênticos Miguel e Jorge, em Viver a Vida, e o antagonista Félix Khoury, em Amor à Vida, marcou presença na cidade de Nova Friburgo durante o Carnaval. Ele curtiu o período de Momo em Mury. Outro global presente ao Carnaval da região foi o ator André Gonçalves, o Etevaldo, de Império. André esteve em Monnerat, distrito de Duas Barras.
Jogos Florais
Os Jogos Florais (concurso de trovas) deste ano em Cantagalo serão realizados em março. A competição cultural será uma das atrações culturais que vão marcar o aniversário dos 201 anos da cidade, que terá uma programação mais modesta.
Visita
O pai da atriz Juliana Paes, Carlos Henrique, conhecido como Carlinhos, esteve em Cordeiro passando o Carnaval e revendo amigos. Ele estudou num colégio antigo da cidade e aproveitou para matar a saudade.