Josiane Knupp está nas Olimpíadas Escolares
A aluna Josiane Leal Knupp, da Escola Estadual Maria Mendonça, no quarto distrito de Trajano de Moraes, será a única representante do estado do Rio de Janeiro na competição feminina de xadrez da fase nacional das Olimpíadas Escolares. A competição acontece entre 5 e 10 de setembro, em Poços de Caldas (MG), e terá a participação de atletas de todos os estados brasileiros.
As Olimpíadas Escolares são consideradas o maior evento esportivo do país. “A atleta trajanense ficará cinco dias na cidade mineira, o que representa mais uma conquista do projeto de xadrez implantado na Escola Estadual Maria Mendonça”, afirma o professor Nilton Riguetti, que, este ano, também tornou-se técnico campeão de badminton.
Para o professor Riguetti, a convocação da aluna Josiane Knupp veio confirmar o sucesso do projeto. “Na competição estadual, colocamos seis atletas entre as 10 melhores, o que demonstra nossa força”, afirmou.
A aluna Josiane, de 14 anos, está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e estuda na escola há quatro anos. Ela vem conquistando seu espaço ano a ano no xadrez estadual, melhorando seu desempenho de quarto lugar, em 2010, para terceiro lugar em 2011, além de vice-campeã em 2012. A atleta segue os passos dos campeões de Maria Mendonça, com presença no alto do pódio estadual desde 2005.
Segundo Riguetti, a convocação de Josiane fecha o ciclo do xadrez em Trajano de Moraes, já que o projeto está se encerrando em 2012. Depois de oito anos de sucesso e mais de 20 troféus conquistados, o professor se emociona ao falar do fim do projeto. “Foi muito difícil dar a notícia para os alunos. É uma história de sucesso que não deveria acabar, mas que não tem o apoio suficiente para a manutenção em alto nível, no nível de excelência que atingimos”, lamentou.
Para o técnico octacampeão das Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro, seria necessário o investimento de R$ 30 mil por ano para a manutenção do projeto atualmente.
Agora, Josiane passará por um treinamento para a competição visando dar melhor condição de jogo à atleta, já que estará enfrentando as melhores da categoria. Para isso, o professor Nilton Riguetti conta com apoio do deputado Comte Bittencourt, um dos parceiros do projeto.