No município de Trajano de Moraes, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura realizou, através da Secretaria do Ambiente, uma série de ações com o tema ‘Esporte e Ambiente Jogando um Bolão’.
No dia 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente reuniu alunos e seus responsáveis na praça da cidade para palestras, apresentação teatral e distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas da região.
Durante a semana, foi desenvolvido um curso pelos profissionais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, destacando a capacitação de coleta seletiva solidária, no qual envolveu os alunos e professores. Ainda aconteceram visitas às residências, realizada pela equipe da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, e membros do Inea.
No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, uma grande concentração de manhã, na Escola Alfredo Lopes Martins, com discursos e reflexões sobre a natureza, foram apresentados aos presentes, que, em grande número, encheram a Praça Nilo Peçanha, onde também assistiram apresentação teatral sobre a defesa do meio ambiente, com distribuição de brindes referentes ao tema da semana.
Para o secretário Dimas Félix, o município tem despertado para as questões de preservação das matas e rios. Com ações nas escolas, o futuro poderá ser bem melhor, devido os futuros jovens que, hoje, estudam, já assimilam a importância de cuidar bem do planeta, pois será o futuro deles.
– Agradeço ao prefeito Carlinhos Gomes (PSDB), que não mede esforços em investimentos e ações de prevenção em nosso município, e, esta semana, serve para mostrar que Trajano de Moraes não fecha os olhos para questões importantes como o meio ambiente – disse o secretário.
A secretária de Assistência Social, Rejane Gomes, disse que a população assimila bem as necessidades de se adequar para a preservação da natureza e que Trajano de Moraes se destaca com seu verde. “Parabéns a todos os participantes desta semana. Agradeço a todas as secretarias, que, unidas, levam a informação com preservação para nossa população” informou.