Município tem destaque na modalidade
A Federação Estadual de Xadrez (Fexerj) confirmou, para o próximo final de semana – sábado, dia 26, e domingo, dia 27 de outubro – a realização de uma etapa do Estadual de Xadrez em Trajano de Moraes. O município, pela terceira vez, vai sediar o evento, que receberá importantes jogadores de xadrez do estado do Rio de Janeiro.
O presidente da Fexerj, Alberto Mascarenhas, confirmou o evento como forma de prestigiar o Clube de Xadrez Trajano de Moraes, que está sem atividades desde 2011. Para o presidente, um município com o histórico de campeão que tem Trajano de Moraes precisa participar mais das atividades da Fexerj.
Para o professor Nilton César Riguetti, responsável pelo projeto de xadrez na cidade, será mais uma oportunidade que os alunos do projeto terão para competir em alto nível com jogadores adultos e com muita experiência em competições. “Há muito tempo não conseguimos realizar um evento desse nível. Agradecemos ao presidente Mascarenhas pelo incentivo e a oportunidade que está dando ao nosso município”, afirmou.
O Campeonato Regional de Xadrez do Interior também acontece em algumas cidades do interior. Apesar de o município de Trajano de Moraes não oferecer infraestrutura adequada para um evento de maior porte, a Fexerj prestigia o professor Nilton Riguetti pelo trabalho realizado. Alunos do projeto de xadrez escolar realizado em Maria Mendonça, distrito do município, são destaques em competições estaduais e, desde 2012, vêm representando o estado do Rio nos Jogos Escolares da Juventude, o maior evento esportivo do Brasil, que reúne os campeões de cada estado.
No ano passado, Maria Mendonça enviou a estudante Josiane Leal Knupp para Poços de Caldas (MG) e, em este ano, a campeã estadual da categoria foi Poliana Ponciano Ribeiro, que sairá de Maria Mendonça para representar o estado do Rio de Janeiro em Belém (PA), na competição nacional, que reúne apenas os campeões estaduais.
O professor Nilton Riguetti também representou o estado do Rio, sendo o técnico oficial em Cuiabá (MT), em 2012, e convidado para ser o técnico em Belém, na competição de novembro deste ano.