Com o nome de ‘Missão Serrana’, sob a liderança do engenheiro hidrólogo Mosefran Firmino, ficou acertado, durante reunião, que Trajano de Moraes reúne condições e não pode ficar fora do monitoramento do órgão, passando a ser o 14º município do estado do Rio de Janeiro a fazer parte deste grupo.
Como se não bastasse essa conquista para o sistema de defesa local, o secretário de Defesa Civil, Ismael Vinícius, comemorou a aquisição, através de repasse do órgão de cinco pluviômetros automáticos, através de convênio. A informação é de que a cidade já estava fora da parceria, mas, graças à articulação do secretário Ismael Vinícius, a situação foi revertida, sensibilizando o Ministério da Ciência e Tecnologia em retificar o envio dos equipamentos.
Como se não bastasse a visita da força tarefa, Trajano de Moraes foi logo convidado para fazer o fechamento dessa parceria numa reunião de trabalho realizada em Petrópolis, no dia seguinte, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Antônio Raupp, que esteve reunido com vários municípios da região. No encontro, em Petrópolis, também estiveram presentes o secretário de Defesa Civil de Trajano de Moraes e seu coordenador Philipp Wege.
– Estamos muito satisfeitos com a conquista desse convênio e a garantia desses equipamentos. Sem dúvida nenhuma, marcamos pontos positivos no processo de aumentar a segurança da nossa população, na minimização de danos causados pelos desastres naturais, que tanto vêm atingindo e preocupando a nossa região neste últimos anos – ressaltou o Ismael Vinícius.