Nos dias 27 e 28 de setembro, a professora e poetisa Rita Márcia Jardim Daflon Gama esteve na cidade de Taubaté, em São Paulo, para participar da cerimônia de premiação do V Concurso de Trovas para Professores da UBT (União Brasileira de Trovadores – Seção de Taubaté). Sua trova com o tema ‘Tempo’ foi vencedora na categoria em que concorreu. Na ocasião, pôde entregar à secretária da UBT de Taubaté, Angélica Maria Vilela Santos, vários postais e o Atlas Histórico e Geográfico de Cantagalo.
Na segunda parte da visita à cidade de Taubaté, Rita Márcia, acompanhada de seu marido Paulo Fernando Gama e de sua filha Fernanda Daflon Gama, conheceu o ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’, berço do escritor Monteiro Lobato, que nasceu em Taubaté e passou sua infância brincando no casarão e entre as árvores centenárias.
O local possui um parque, um coreto e um casarão colonial que, atualmente, abriga o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato.
O Sítio é um marco na literatura infantil brasileira, cenário para as inúmeras histórias das personagens Emília, Visconde, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta e Tia Anastácia.