Estreitar os laços com o interior e estabelecer a aproximação com a universidade, além de se inteirar sobre a realidade dos municípios. Esses foram os pontos do encontro realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Auditório do Centro de Tecnologia e Ciências.
Idealizado pela Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento, o ‘Café com Prefeitos’ reuniu representantes de Macuco, São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo e Trajano de Moraes. Dirigentes da Uerj expuseram as políticas estratégicas de apoio ao desenvolvimento econômico, social e cultural do interior do estado. Para isso, a entidade quer conhecer as vocações e carências na formação de recursos humanos para que possa então favorecer o processo.
Nesse primeiro contato, ficou evidente o interesse da Uerj em transferir tecnologias ao interior. Trocando em miúdos, deverão ser viabilizados cursos gratuitos para a formação de profissionais, reciclagem, atualização e pós-graduação, favorecendo os municípios e diminuindo o fluxo dos jovens para a capital em busca de conhecimentos.
Durante a reunião, conduzida por Tatiane Alves Batista, coordenadora do CEED; pelo professor João Regazzi, superintendente da Secretaria de Ciência e Tecnologia; e Márcia Caoduro, da área de Prospecção e Negócios, ficou claro que outra medida a ser adotada é a busca de mecanismos de preservação cultural local com foco em iniciativas de empreendedorismo. Nesse aspecto, uma das primeiras metas é desenvolver o turismo regional e a troca de experiências entre os municípios.
O prefeito de Macuco, Félix Lengruber (PMDB), abordou temas como construção do hospital e da Delegacia Legal, e eventos como o Festival de Folias de Reis, festa de São João Batista e exposição agropecuária. Também relatou ações voltadas à construção de moradias, preservação ambiental, destinação adequada do lixo e resíduos, coleta seletiva, cooperativa de catadores, unidade separadora e aterro sanitário. “Creio que tenha conseguido deixar uma imagem fiel do nosso município”, conta o prefeito.
A próxima reunião será na sede da Uerj em Nova Friburgo, em 31 de julho. Algumas áreas específicas devem ser alvo de parceria com a universidade, entre elas as de projetos, engenharia, turismo e meio ambiente. “Essa iniciativa da Uerj é digna de elogios, pois visa o fortalecimento das potencialidades da região e ratifica a urgência da nossa proximidade com essa importante instituição”, acredita Félix Lengruber.
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), destacou as potencialidades do município. “Somos uma cidade com características de polo regional em diversas áreas, notadamente na saúde, educação, agricultura, comércio e serviços, além da forte tradição industrial dos polos metalmecânico e de confecções. Há anos, somos parceiros da unidade local da Uerj, apoiamos a recuperação do acesso em 2007 e a aquisição dos prédios na fábrica Filó junto ao governo estadual, e temos a expectativa da vinda de novos cursos aproveitando o excelente espaço físico disponível hoje e que precisa de infraestrutura adequada. Nossa Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissionalizante e Superior também está à disposição para parcerias”, disse.
As demais lideranças de outros municípios apresentaram suas potencialidades e demandas, que poderão subsidiar ações da universidade a curto, médio e longo prazos.