Segundo a diretoria do Cantagalo Moto Clube (CMC), organizador do evento, com patrocínio da Prefeitura, que concedeu uma subvenção social no valor de R$ 40 mil este ano, apesar da chuva o evento foi um grande sucesso. O CMC acredita que, se não fosse a chuva que assolou todo o estado por cerca de uma semana, o número de participantes teria ultrapassado, facilmente, os 1,8 mil inscritos.
A trilha deste ano teve que ser alterada por duas razões: preservar os pastos utilizados nas edições anteriores e por causa da chuva, que deixou alguns trechos sem a menor condição de trafegabilidade. Com a alteração, o trajeto este ano foi feito apenas em dois terços do que normalmente é percorrido. Mesmo assim, foram 54 quilômetros de muita aventura, emoção e adrenalina para os participantes. O trajeto é feito por dez propriedades rurais, com consentimento dos fazendeiros.
Com participação de pilotos de vários municípios da região, além de três estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a Trilha do Galo teve largada no final da manhã, no Centro da cidade, com chegada à tarde em meio a uma verdadeira festa preparada pelos organizadores na Praça Miguel de Carvalho, nas imediações da rodoviária municipal.
Este ano, a Trilha do Galo contou com participação especial do piloto Sandro Hoffman, um dos maiores vencedores, no atual cenário nacional, de enduros de regularidade. Para se ter uma ideia, ele foi cinco vezes campeão brasileiro de regularidade, obtém seis títulos do Rally Piocerá, é dez vezes campeão do Campeonato Capixaba de Regularidade e é bicampeão do Enduro da Independência. Sandro Hoffman foi o que os organizadores chamam de “ponteiro”, ou seja, saiu na frente e foi puxando a trilha, como o primeiro da fila.
Ao final, sorteio de vários brindes, com participação do prefeito Guga de Paula; do vice-prefeito Jorge Farah; do secretário municipal de Turismo e Esportes, Raphael Jevaux, além, é claro, da diretoria do CMC e do convidado especial Sandro Hoffman.
O dois mais cobiçados prêmios vieram logo em seguida, e embaixo de uma chuva fininha que insistia em cair. Este ano, foram oferecidas duas motos Honda CFR 230 zero quilômetro. Uma delas saiu para Matheus de Souza Cravinho, de Jaguarembé, distrito de Itaocara; a outra, para Charles Piran Inácio, de Nova Friburgo. Durante o sorteio, o prefeito Guga de Paula anunciou: “ano que vem, darei um veículo utilitário, pois não adianta ter moto sem um veículo para realizar o transporte no caso das trilhas”, prometeu.
Era nítida a felicidade dos participantes da Trilha do Galo, considerada uma das melhores do país. Aliás, Cantagalo é referência nacional quando o assunto é trilha, tendo o Cantagalo Moto Clube como o maior responsável por isso, já que o clube possui grande experiência em eventos, possui excelentes materiais, é bem equipado e conta com pessoal altamente qualificado para a organização desse tipo de evento. Outro destaque é dado à Prefeitura de Cantagalo. O site trilheiro.com.br, por exemplo, diz que “em nenhum outro lugar recebe tanto apoio quanto o dado pela Prefeitura de Cantagalo”, outra referência para os amantes de trilhas.