JR – Houve alguns comentários de que você teria desistido da candidatura. A que ou a quem você credita tais comentários?
SG – Não podemos prever o futuro, mas posso afirmar que sou pré-candidato a prefeito de Cantagalo pelo Partido dos Trabalhadores. É claro que a grande maioria dos comentários maldosos e maliciosos não tem autor, mas a verdade é que a minha vitória na pesquisa de opinião que decidiu quem seria o candidato apoiado pelo prefeito Guga de Paula contrariou e decepcionou algumas pessoas que tinham certeza de sua vitória ou o direito adquirido para pleitear o cargo.
JR – Há quanto tempo reside em Cantagalo? Quais suas origens e por que é pré-candidato?
SG – Moro em Cantagalo há 35 anos. Aqui construí minha vida, minha família, criei meus três filhos e me realizei profissional e pessoalmente. Tenho muito a agradecer a todos os cantagalenses, que tão bem me acolheram, fazendo com que eu me sinta tão cantagalense quanto os que aqui nasceram.
Venho de uma família muito simples. Meu avô era trabalhador rural em Minas Gerais e meu pai era o filho mais novo de 16 irmãos. Meu pai saiu da roça em 1936 para trabalhar na construção da Rio-Bahia, mas, logo em seguida, foi convidado por um tio para trabalhar no comércio em Palma (MG). Mais tarde, abriram o próprio negócio, um bar.
Em 1951, venderam aquele negócio para abrir a primeira loja de varejo, que recebeu o nome de Bazar Leader, empresa familiar que, com o passar dos anos, reuniu irmãos, tios e primos na sociedade que se transformou numa rede de lojas. Atualmente, meu pai está aposentado e é pecuarista no interior do estado do Rio.
JR – Por que decidiu se filiar ao Partido dos Trabalhadores?
SG – Acredito que sonhar é o primeiro passo para realizarmos nossos desejos e objetivos. A possibilidade ser prefeito de Cantagalo seria uma grande honra, apesar de, em momento algum, ter sonhado em seguir carreira política. Isso aconteceu na minha vida de forma muito natural. Primeiro, foi o convite do prefeito Guga de Paula e o apoio de muitos amigos. Segundo, a vitória na pesquisa, já mencionada. E, por último, a aceitação e o apoio que recebi de todas as classes políticas e sociais, o que muito me fortaleceu e aumentou meu compromisso e responsabilidade com a nossa cidade em dar continuidade ao trabalho sério e competente que o prefeito Guga de Paula vem realizando.
Tenho certeza que com trabalho, dedicação e a formação de uma equipe que caminhe na mesma direção, daremos continuidade à administração competente do atual prefeito, podendo fazer mais, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida de todos nós.
Todos sabem do apoio que tenho do prefeito Guga de Paula e da sua ligação com o ministro Luiz Sérgio. Porém, o prefeito foi muito ético e imparcial, me deixando totalmente à vontade para a minha escolha partidária. Daí quatro fatores foram decisivos: 1 – Os recursos financeiros conseguidos por Guga através do ministro Luiz Sérgio para melhorias em nossa cidade; 2 – Telefonema pessoal do ministro Luiz Sérgio, ocasião em que se comprometeu a continuar prestigiando Cantagalo; 3 – A acolhida e a empatia que tive pelo pessoal do PT de Cantagalo; 4 – E, finalmente, o compromisso com Cantagalo, pois acredito que, com a parceria do ministro e dos governo federal e estadual, conseguiremos, através de projetos e uma administração séria, muito mais recursos ainda.
JR – Cite algumas ações realizadas durante o período em que foi secretário de Saúde, na gestão do prefeito Wilder de Paula.
SG – Participei do governo de Wilder de Paula (1997/2000) como secretário de Saúde, do qual tenho muito orgulho. Juntamente com uma grande equipe, passamos a prestigiar a saúde e, quando necessário, a tratar as poucas doenças. Era um novo modelo de gestão.
Habilitamos a Secretaria Municipal de Saúde, fato inédito, à Gestão Plena da Atenção Básica, que gerou mais recursos para investimentos em ações de saúde em nosso município. Até hoje, a Secretaria de Saúde funciona neste modelo de gestão.
Implantamos um Programa de Saúde da Família modelo no estado e que recebeu prêmios do Ministério da Saúde, mudando todos os indicadores epidemiológicos e de saúde na cidade, assim como a diminuição da mortalidade infantil, das taxas de internação hospitalar, do aumento da cobertura vacinal, do atendimento nas unidades básicas e especializadas, dentre outros indicadores.
O projeto Reforsus foi executado pela Secretaria de Saúde de Cantagalo para reforma, ampliação e modernização do pronto-socorro do Hospital de Cantagalo; fluoretação da água de abastecimento de Cantagalo para diminuição da cárie dentária; plantão médico de corpo presente nos distritos mais distantes nos fins de semana (São Sebastião do Paraíba, Boa Sorte e Euclidelândia), os dois últimos em regime alternado.
Realizamos, ainda, a implantação, reforma e ampliação de unidades de saúde, além da renovação de toda a frota da Secretaria de Saúde, seguido de mudança da sede da secretaria em função do seu crescimento.