Vereador carioca defende campanha da ‘Segunda sem Carne’

No Brasil, já foi amplamente divulgado que a criação de gado é responsável pelo desmatamento de mais de 90% da Mata Atlântica, 80% da Caatinga, 50% do Cerrado e 18% da floresta Amazônica para ampliação das áreas de criação de gado e plantio de soja.

O rebanho bovino é de aproximadamente 200 milhões de cabeças, tem também um bilhão de frangos, galinhas e suínos. Só os bovinos são responsáveis por 60% das emissões de metano na atmosfera. Metano é o gás responsável pela elevação da temperatura no planeta, causadora do aquecimento global.

A campanha ‘Segunda sem Carne’ propõe, a reboque, alimentação mais saudável para as pessoas em geral, o que, como consequência, também estimularia, segundo Edison da Creatinina, atitudes em defesa dos animais em geral.

 

A importância do exame de creatinina

A divulgação da importância do exame de creatinina no sangue é a principal bandeira do médico Edison da Creatinina, daí ter escolhido usar como nome político o nome dessa substância, utilizada para avaliar a saúde dos rins. Edison é nefrologista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) há 27 anos. Ele tomou posse no dia 2 de fevereiro de 2011 e ocupa, pela primeira vez, o cargo de vereador na Câmara do Rio de Janeiro.

No Hospital Universitário Pedro Ernesto, convive com a dura realidade dos pacientes que necessitam de diálise e transplante pela doença crônica dos rins. No dia a dia dos hospitais, entende que a prevenção pode evitar que milhares de pessoas adoeçam desse mal. A luta pela realização rotineira do exame de creatinina nos hospitais públicos – uma forma rápida e que custa alguns centavos para sinalizar as doenças renais e ainda apontar outras doenças – é a principal causa de sua opção pela carreira política.

Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, trabalha pela melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e dos portadores de necessidades especiais, além de tratar dos temas do ideário verde. Preside a Comissão Especial para Acompanhamento da Conferência Rio + 20, comissão criada por sua iniciativa.

Formado há 34 anos pela Escola Médica da Universidade Gama Filho, é médico nefrologista do Ministério da Saúde, possui especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), é mestre em Nefrologia pela Uerj (1984) e doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (1984).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email