A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo começou a definir os nomes para serem agraciados com o Título de Cidadão Friburguense e a Comenda Barão de Nova Friburgo, honrarias entregues anualmente pelo Legislativo. Uma das personalidades escolhidas para ser agraciada em 2020 é a ex-presidente da República Dilma Rousseff.
A escolha do nome de Dilma para receber o título de cidadã friburguense partiu do vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores de Friburgo, Norival Espíndola.
“A presidente Dilma foi a que mais visitou Friburgo no exercício do cargo. No governo dela, o município recebeu relevantes investimentos, como a canalização do Rio Bengalas, a construção de centenas de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida e a reconstrução de encostas destruídas na tragédia de 2011”, disse Norival. De acordo com o vereador, Dilma Rousseff também tem raízes familiares com Friburgo, pois sua mãe, Dilma Jane Coimbra da Silva Rousseff, falecida em 2019, nasceu no município.
Em contato com a redação do Jornal da Região, o vereador Norival Espíndola garantiu que “entrou com uma proposição para agraciar a ex-presidente com o título de cidadã friburguense, pois o governo Dilma fez muito por Nova Friburgo“. O vereador fez questão de enumerá-las:
- Em 2011, Dilma veio verificar o impacto causado pela tragédia climática e de imediato liberou 10 milhões para ações emergenciais;
- Enviou o Exército, que montou hospital de campanha, construiu ponte de ferro, etc;
- Liberou milhões para reconstrução de encostas;
- Foram construídos milhares de apartamentos para as vítimas da tragédia;
- Liberou FGTS dos trabalhadores; Concedeu créditos do BNDES para os empresários;
- Investiu em obras de canalização do Rio Bengalas;
- Na história recente, foi a presidente que mais veio a Friburgo no exercício do cargo; e
- Dilma Rousseff, tem o DNA friburguense. Sua mãe, Dilma Jane Rousseff, nasceu aqui, em 1924.
A então presidente da República, Dilma Roussef, visitou o município de Nova Friburgo na tragédia climática de 2011 e em 2015, quando entregou unidades habitacionais para vítimas. Em 2011, Dilma sobrevoou de helicóptero a Região Serrana do Rio, castigada por uma forte chuva na madrugada do dia 12 de janeiro daquele ano. A presidente desceu no campo de futebol do Friburguense e, acompanhada de ministros e do governador do Rio, Sérgio Cabral, visitou a Praça Getúlio Vargas. Em 2015, Dilma entregou 300 unidades habitacionais para as vítimas da tragédia de 2011.