Vereadores criticam serviço prestado à saúde nos municípios

A crise da saúde é antiga e em várias partes do país. Mas, na região, a questão tem deixado alguns dos atuais prefeitos em situações delicadas e com sérios problemas. São os casos dos municípios de Cantagalo, Nova Friburgo e Duas Barras.

Em Cantagalo, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instalada na Câmara Municipal para investigar possível irregularidades denunciadas por um ex-sócio de um laboratório de análises clínicas que presta serviços à Prefeitura. Os ex-secretários de Saúde do município já foram convocados para prestar esclarecimentos. O Governo Municipal está no segundo secretário de saúde.

Em Nova Friburgo, a oposição tentar criar uma comissão para investigar irregularidades na prestação dos serviços na área de saúde. Uma comissão especial foi criada no ano passado, mas seu relatório foi ignorado. Este ano, manifestações foram feitas na Câmara Municipal e alguns vereadores apresentaram pedido para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito, mas, como a Câmara Municipal tem maioria ligada ao atual chefe do Executivo, o pedido não proliferou e a comissão acabou não saindo.

Na atual administração, já foram três secretários municipais que ocuparam a titularidade da Secretaria de Saúde em Nova Friburgo.

Em Duas Barras, um incidente numa sessão do Legislativo demonstra a crise entre vereadores e a saúde do município. Quando um vereador de oposição fazia críticas ao serviço prestado na saúde, o atual secretário de Saúde, Leonardo Sarmento, que estava no plenário tentou falar, rebatendo as críticas, o que provocou um tumulto e a sessão teve que ser suspensa. O secretário de Saúde já anunciou que irá entregar o cargo até o final do mês.

Em Cordeiro, no governo passado, a questão da compra de medicamentos provocou a criação de uma Comissão Processante, que culminou também com o afastamento do prefeito do cargo, que já tinha outro problema com merenda escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email