Via Expressa, em Friburgo, terá projeto ‘Caminho do Esporte’

Segundo o artista João Baptista Felga de Moraes, presidente de artes visuais do Gama, o projeto foi aprovado pelo prefeito Sérgio Xavier e já está em execução. Além dos secretários Bianca Tempone (Turismo) e Renato Satiro (Esporte), da subsecretária de Comunicação, Janayna Saade, e Jaburu e Felga (Gama), participaram da reunião Eduardo Vogth e Aroldo Gonçalves, do bairro Olaria.

O primeiro monumento será instalado na entrada da Via Expressa, próximo ao Friburguense Atlético Clube. Ele terá seis metros de altura, em concreto, e representará o futebol, uma homenagem a essa modalidade e a todas as figuras tradicionais dela em Nova Friburgo. O segundo monumento será instalado em frente à Afape (Associação Friburguense Amigos Pais Excepcionais), feito em chapas de ferro e com motivação a todas as modalidades esportivas, uma homenagem a todos os desportistas friburguenses. Finalmente, o terceiro monumento fechará o ‘Caminho do Esporte’ e será instalado no final da Via Expressa. Será um conjunto de crianças, confeccionado em chapas de ferro, na qual essas crianças simularão a prática de várias modalidades esportivas, e será feita em meio a uma panóplia, com bandeiras de Nova Friburgo e dos distritos da cidade.

– O circuito cultural que o Gama vem desenvolvendo é um dos maiores resgates históricos de Nova Friburgo. Nosso raio de atuação não tem limite. Não fazemos negócio, fazemos doação de nosso talento para a cidade, sem querer nada em troca. O prestígio que o Gama tem e a boa vontade de seus integrantes tem um grande alcance – afirmou João Baptista Felga de Moraes, presidente de artes visuais. Segundo o artista, todas essas esculturas são construídas com ajuda integral da Pedrinco e da Gemini, que doam todo o material e a mão de obra necessária.

Há 43 anos, o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) soma, em seu currículo, dezenas de peças teatrais, espetáculos musicais e atos que vislumbram resgatar o potencial artístico, turístico e cultural do município. Alguns exemplos são as edificações de monumentos em concreto e artes visuais do artista plástico Felga de Moraes, no Parque Santa Eliza, que homenageia grandes nomes da cultura local, como Galdino do Valle Filho, e a Praça Guignard, em reverência ao pintor friburguense Alberto da Veiga Guignard, estilizado com uma enorme e colorida aquarela.

Além das montagens de espetáculos de sucesso ao longo de sua trajetória, todas essas iniciativas do Gama, como as premiações com troféus e a construção de monumentos turístico-culturais são resultados do potencial histórico do grupo, que dissemina arte pela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email