O Hemocentro de Nova Friburgo foi interditado no último dia 6 de novembro, após inspeção da Superintendência da Vigilância Sanitária Estadual, que encontrou irregularidades no local. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o hemocentro só poderá voltar a funcionar assim que se adequar às normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fernando Azevedo, ele esteve na Vigilância Sanitária Estadual e apresentou todos os documentos necessários, demandas acumuladas ao longo de 15 anos. Foram apresentados laudos dos espaço físico, entre outros. Para voltar a funcionar, uma equipe da vigilância terá que fazer nova inspeção no local.
As cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal Raul Sertã foram suspensas. “Já entrei em contato com todos os hospitais particulares da cidade e com unidades de saúde da região que disponibilizam banco de sangue. Cirurgias de emergências durante este período serão realizadas em hospitais particulares”, afirmou o secretário Luiz Fernando Azevedo.
A unidade atende a pacientes de 11 municípios da região. Ao lado do hospital, o novo prédio do hemocentro está passando por reformas.