Care Brasil ajuda a criar três Núcleos Comunitários de Defesa Civil e beneficia mais de 3,5 mil famí

Entidade trabalha divulgando prevenção

No próximo sábado, 12 de janeiro, as tempestades que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro completam dois anos. Com um saldo de mais de 900 mortos e sete mil desabrigados, aquela foi considerada a maior tragédia natural do País. Tão importante quanto relembrar as perdas humanas e materiais, é garantir que as chuvas de verão (que invariavelmente ocorrem todos os anos) não provoquem uma nova catástrofe de grandes proporções como a de 2011.

Foi justamente pensando na prevenção e redução de riscos de desastres que a ONG Care Brasil atuou fortemente na região afetada. Os frutos desse trabalho, intitulado ‘Somando Forças com a Região Serrana’, já começam a ser colhidos pela sociedade de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Diante das consequências dos temporais e da vulnerabilidade da população atingida, logo nos primeiros dias a Care desenvolveu ações de ajuda humanitária, com a distribuição de kits de higiene e galões de água para famílias que haviam perdido suas casas.

A segunda fase do projeto teve foco na reestruturação de vida das famílias afetadas pelas enchentes. Por meio de parcerias com associações comunitárias e outras organizações, a Care Brasil cadastrou as famílias mais vulneráveis e distribuiu 888 kits (3,5 mil pessoas beneficiadas) na forma de cupons, com materiais para construção, móveis e utensílios domésticos e ferramentas de trabalho para pequenos empreendedores e lavradores reconstruírem seus negócios. Esses microempresários também passaram por capacitações para melhorar a gestão de suas atividades comerciais.

Os kits só puderam ser trocados por mercadorias em lojas da própria região, previamente escolhidas e cadastradas pela ONG. Essa metodologia inovadora evita o assistencialismo, promove o empoderamento das vítimas (que puderam exercer o poder de escolha dos materiais e bens que precisavam) e estimula a economia local.

– O pouco que eu consegui construir, a chuva levou. Destruiu a lavoura em que eu cultivava verduras chinesas. Com a capacitação da Care Brasil, aprendi a comprar, vender, distribuir e usar o dinheiro que sobra – contou Filipe Oliveira, agricultor.

Futuro – Foi visando à prevenção e à redução de riscos de desastres nas próximas tempestades que a Care Brasil focou a terceira fase do projeto ‘Somando Forças com a Região Serrana’. A ONG promoveu a capacitação de lideranças, engajou-se em campanhas com a Defesa Civil e apoiou a criação de três Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) em Teresópolis e Nova Friburgo.

A formação destes Nudecs trouxe bons resultados. Em abril de 2012, fortes chuvas voltaram a atingir Teresópolis. Imediatamente, membros do Nudec Rosário acionaram a sirene de alarme, resgataram crianças soterradas, evacuaram moradores, chamaram ambulâncias, entre outras ações. “Antes do Nudec, o Rosário não era atendido por nenhum órgão. Hoje, a comunidade é vista com outros olhos. Estamos orgulhosos de ter como parceiros a ONG e o Nudec, com a capacidade de querer mudar para melhor a vida da nossa comunidade”, afirmou Ana Maria, que integra a equipe do Nudec Rosário.

A Care Brasil divide com a sociedade essa experiência bem-sucedida por meio do ‘Manual de Formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil’, lançado em outubro, que está disponível para download na página da Care na internet: care.org.br/conhecimento/publicacoes/.

A ONG ainda doou à Defesa Civil de Teresópolis equipamentos para a montagem do sistema de satélite Geonetcast, que ajuda a ampliar a capacidade de previsão meteorológica, identificando previamente a ocorrência de temporais. E, juntamente com parceiros, auxiliou na montagem do Plano de Emergência da Sociedade Civil (Pesc) de Nova Friburgo e reivindicou, junto à Prefeitura, a entrada do município na campanha ‘Cidades Resilientes’, da ONU (Organização das Nações Unidas), confirmada em maio de 2012.

O trabalho da Care na Região Serrana foi possível graças ao investimento de indivíduos e de empresas como Walmart, Vale, Bank of America, Merril Lynch, Kraft Foods, Vostu, Motorola, Levi Strauss, JPMorgan, HSBC, Pfizer, Pricewaterhouse Coopers, Dow, B. Braun, Machado Associados e Saint Paul’s School, que, em alguns casos, também mobilizaram seus colaboradores e clientes.

O Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (European Commission Humanitarian Aid Department-ECHO) também financiou o trabalho da Care na região. Divulgaram o trabalho da ONG na Região Serrana: Accenture, Banco Santander, Cisco, Nike, Societé Generale, Votorantim Metais e Good Card Embratec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email