Câmara de Cantagalo realiza Conferência da Cidade e homenageia palestrante Pablo González

A Câmara Municipal de Cantagalo realizou na sexta-feira, (26), a 4ª Conferência da Cidade com o tema “Américo Castro: Cantagalo, Espanha e o Mundo”. O evento contou com a presença do palestrante Dr. Pablo González Velasco, antropólogo e pesquisador espanhol, e foi mediado pelo Coordenador local do Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo (CMPD), Wesley da Silva Gonçalves.

A conferência reuniu visitantes como o idealizador do projeto, o professor João Bosco de Paula Bom Cardoso; Emanuela Teixeira, vice-prefeita de Cantagalo; Ciro Fernandes Pinto, presidente da Casa Legislativa; e o vereador Matheus Arruda. Além disso, estiveram presentes ainda representantes do setor de cultura, e internautas que assistiram ao evento pelo canal da Câmara Municipal no Youtube.

A conferência

Durante a convenção, o palestrante Pablo González Velasco contou sobre a importância da pesquisa e do historiador Américo Castro para o município de Cantagalo. Em setembro de 2020, o pesquisador espanhol publicou um artigo na Revista Estudios Brasileños, contando detalhes sobre a vida do ilustre personagem cantagalense. Intitulada “Saudades de Cantagalo. Nuevos datos sobre la desconocida biografía brasileña de Américo Castro”, a obra mostra que o historiador nasceu e morou na rua Mão de Luva, na cidade serrana.

A pesquisa, que esclarece detalhes sobre o período em que Américo Castro viveu em Cantagalo, foi feita através de fontes locais e contou com a colaboração do Acervo Edmo Rodrigues Lutterbach e o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação do município. No artigo, os leitores descobrem dados curiosos, como as impressões do historiador sobre a sua cidade natal, e também as suas “saudades”, expressadas em carta a amigos brasileiros.

Historiador com reconhecimento mundial, Américo Castro nasceu e morou em Cantagalo. Foto: Reprodução/Internet
Historiador com reconhecimento mundial, Américo Castro nasceu e morou em Cantagalo. Foto: Reprodução/Internet

Homenagem

Durante a conferência, o pesquisador Pablo González Velasco foi homenageado pela Casa Legislativa com uma Moção de Parabenização. O reconhecimento foi concedido pelo importante trabalho do antropólogo em prol da história e memória do município de Cantagalo. A homenagem foi proposta e entregue pelo vereador Matheus Arruda.

Ver anterior

Programa Saúde na Escola em Cantagalo leva informação sobre prevenção ao coronavírus e sobre a importância da vacinação

Ver próximo

Estado do Rio divulga calendário do IPVA 2022

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!