A Câmara Municipal de Cantagalo realizou na sexta-feira, (26), a 4ª Conferência da Cidade com o tema “Américo Castro: Cantagalo, Espanha e o Mundo”. O evento contou com a presença do palestrante Dr. Pablo González Velasco, antropólogo e pesquisador espanhol, e foi mediado pelo Coordenador local do Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo (CMPD), Wesley da Silva Gonçalves.
A conferência reuniu visitantes como o idealizador do projeto, o professor João Bosco de Paula Bom Cardoso; Emanuela Teixeira, vice-prefeita de Cantagalo; Ciro Fernandes Pinto, presidente da Casa Legislativa; e o vereador Matheus Arruda. Além disso, estiveram presentes ainda representantes do setor de cultura, e internautas que assistiram ao evento pelo canal da Câmara Municipal no Youtube.
A conferência
Durante a convenção, o palestrante Pablo González Velasco contou sobre a importância da pesquisa e do historiador Américo Castro para o município de Cantagalo. Em setembro de 2020, o pesquisador espanhol publicou um artigo na Revista Estudios Brasileños, contando detalhes sobre a vida do ilustre personagem cantagalense. Intitulada “Saudades de Cantagalo. Nuevos datos sobre la desconocida biografía brasileña de Américo Castro”, a obra mostra que o historiador nasceu e morou na rua Mão de Luva, na cidade serrana.
A pesquisa, que esclarece detalhes sobre o período em que Américo Castro viveu em Cantagalo, foi feita através de fontes locais e contou com a colaboração do Acervo Edmo Rodrigues Lutterbach e o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação do município. No artigo, os leitores descobrem dados curiosos, como as impressões do historiador sobre a sua cidade natal, e também as suas “saudades”, expressadas em carta a amigos brasileiros.
Homenagem
Durante a conferência, o pesquisador Pablo González Velasco foi homenageado pela Casa Legislativa com uma Moção de Parabenização. O reconhecimento foi concedido pelo importante trabalho do antropólogo em prol da história e memória do município de Cantagalo. A homenagem foi proposta e entregue pelo vereador Matheus Arruda.