Cantagalo inicia doação de imóveis para famílias de baixa renda

Cantagalo inicia doação de imóveis para famílias de baixa renda

O município de Cantagalo, através do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), dá um passo significativo em direção à justiça social e ao direito à moradia. Nesta terça-feira, 21 de maio, foram entregues as primeiras escrituras de doação de imóveis, prevista na Lei nº 1.471/2019, que dispõe sobre a doação definitiva de imóveis pertencentes ao patrimônio público para as famílias que já os utilizam como moradia principal há, no mínimo, dez anos.

A iniciativa vem ao encontro dos princípios estabelecidos pela Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social (NOB/Suas), conforme a Resolução nº 130/2005, de 15 de julho de 2005, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A norma define a assistência social como um direito do cidadão e um dever do estado, objetivando proteger a família e a maternidade, assim como promover a integração ao mercado de trabalho e reabilitar pessoas com deficiência.

 

Cantagalo inicia doação de imóveis para famílias de baixa renda

 

A doação de imóveis é um marco importante para o município, refletindo uma visão mais ampla do que constitui uma moradia adequada. Segundo o Comentário Geral nº 4, do Comitê dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da Organização das Nações Unidas (ONU), uma casa adequada não é apenas um teto e quatro paredes, mas um espaço que deve oferecer segurança, salubridade e condições básicas para uma vida digna. Isso inclui instalações sanitárias apropriadas, serviços públicos essenciais, acesso a transporte e equipamentos sociais, como escolas e postos de saúde.

A Secretaria de Assistência Social de Cantagalo começou a construir casas populares para famílias com vulnerabilidade social no ano 2000, com o objetivo de atender à demanda habitacional e melhorar as condições de vida das comunidades mais vulneráveis. Desde então, muitas dessas famílias têm ocupado os imóveis por meio de termo de cessão de uso dominical. Com a aprovação da Lei nº 1.471/2019, o município agora tem a autorização para doar definitivamente essas propriedades às famílias que já as ocupam por mais de dez anos.

 

Cantagalo inicia doação de imóveis para famílias de baixa renda

 

Essa doação representa uma conquista significativa para as famílias beneficiadas, proporcionando segurança jurídica e estabilidade, além de reforçar o compromisso do município com a justiça social. A entrega das primeiras escrituras é um momento de comemoração para todos os envolvidos e um testemunho do poder das políticas públicas bem direcionadas.

A cerimônia aconteceu com a presença do prefeito Guga de Paula; da secretária de Assistência Social e gestora do FMHIS, Jussara Figueira de Paula, além das famílias beneficiadas.

Foi um dia de celebração, mas também um lembrete do trabalho contínuo necessário de toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cantagalo para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a uma moradia digna e adequada”, disse Jussara de Paula.

 

Cantagalo inicia doação de imóveis para famílias de baixa renda

Ver anterior

Coleta de resíduos eletrônicos será realizada em Nova Friburgo neste sábado

Ver próximo

São Sebastião do Alto realiza encontro para discutir lei cultural

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!