“Currículo – Dica número 1: formato limpo e profissional”, por Jalme Pereira

Se você deseja que seu currículo se destaque entre a “multidão” e cause uma excelente primeira impressão, o formato é uma das chaves! Um currículo com um design limpo e profissional não apenas chama a atenção, mas também reflete sua seriedade e comprometimento com a carreira.

O problema é que muitos candidatos, quando se deparam com a difícil tarefa de criar um currículo que realmente chame a atenção dos recrutadores, frequentemente negligenciam a importância do design, da formatação e da organização das informações. A impressão errônea de que a quantidade supera a qualidade pode, infelizmente, comprometer a criação de uma primeira impressão favorável aos olhos dos recrutadores.

Assim, é comum encontrarmos candidatos que se sentem perdidos quanto ao design e vivem distribuindo currículos desalinhados, com margens inadequadas, com variados tamanhos e tipos de fontes, ou mesmo fazendo uso de fontes que não condizem com a imagem profissional desejada.

Provavelmente, candidatos com históricos profissionais impressionantes que não conseguem traduzir suas realizações de maneira concisa e atraente. O receio de omitir detalhes relevantes frequentemente resulta em currículos extensos, sobrecarregando o documento com palavras e textos desnecessários, diminuindo o impacto das realizações mais relevantes.

Muitas vezes, currículos com seções e informações irrelevantes, confusos e pouco atraentes, levando a uma sensação de falta de direção.  Detalhes pessoais e experiências não pertinentes ao cargo almejado podem, equivocadamente, ser considerados relevantes, quando, na verdade, esses elementos desviam a atenção do cerne da questão.

Isso ocorre porque muitos candidatos não têm orientação adequada sobre como criar um currículo eficaz ou não possuem conhecimento sobre as melhores práticas de formatação e design. Isso pode levá-los a tomar decisões inadequadas em relação às fontes, layout e seções.

Enfrentar esse desafio requer uma abordagem eficaz: adotar um formato limpo e profissional que facilite a leitura e a compreensão. Isso envolve escolher fontes legíveis, organizar seções de maneira lógica, utilizar bullets e parágrafos curtos para destacar realizações e resultados tangíveis, além de evitar excessos de cores e elementos gráficos.

Aqui estão algumas dicas essenciais para garantir que seu currículo tenha o formato certo e funcione como um aperto de mão inicial com os recrutadores.

  1. Layout Organizado: Opte por um layout simples e organizado. Seções claras e bem definidas facilitam a leitura e a compreensão das informações.
  2. Fontes Profissionais: Escolha fontes legíveis e profissionais, como Arial, Calibri ou Tahoma. Mantenha o tamanho de fonte entre 10 e 12 para garantir a clareza e leveza.
  3. Cabeçalho Destacado: Coloque seu nome em destaque no topo do currículo, seguido por suas informações de contato. Bastam e-mail e telefone atualizados, incluindo a cidade onde você mora e perfil do linkedin, caso tenha. Não precisa de endereço, CPF, identidade, filiação etc.
  4. Objetivo Profissional Claro: Indique seu objetivo profissional logo após suas informações de contato. Este deve ser breve, focado e alinhado com o cargo desejado. Exemplo para quem está procurando uma vaga na área de vendas de uma empresa: “Desejo atuar na área de vendas”.
  5. Resumo Atraente: Tem gente que gosta de um breve resumo no início do currículo, destacando suas principais habilidades e sua paixão pela área. Isso pode ajudar a capturar a atenção dos recrutadores desde o início, mas pode também desestimular o recrutador a olhar o restante de seu currículo. Particularmente, prefiro que o candidato deixe esta informação para a entrevista. Caso queira manter o resumo faça algo objetivo e que destaque os resultados alcançados.
  6. Seções Distintas: Organize seu currículo em seções claras, como Formação, Experiência Profissional (empresas que trabalhou com descrição das principais atividades), Especializações ou cursos relevantes para a posição que você almeja, Trabalhos voluntários… Isso torna mais fácil para os recrutadores encontrarem as informações que estão procurando.
  7. Bullets e Parágrafos Curtos: Use bullets (pontos) e parágrafos curtos para destacar suas realizações e responsabilidades de maneira concisa, principalmente evidenciando os resultados alcançados. Isso torna o currículo mais fácil de ler.
  8. Evite Cores: Mantenha o design simples e evite cores ou muitos elementos gráficos. Um toque sutil de cor pode ser usado, com parcimônia, dependendo do cargo, mas o foco deve estar nas informações.
  9. Espaçamento Adequado: Use espaçamento adequado entre as seções e informações para garantir que o currículo não pareça congestionado. É importante que o recrutador tenha espaços de respiro e área arejadas entre parágrafos. Mas, por favor, não exagere.
  10. Inclusão de Foto: A decisão de incluir uma foto no currículo varia conforme o padrão da região e setor. Para algumas funções pode ser apropriado e até esperado, enquanto em outras pode ser desnecessário. Considere a cultura da empresa ao tomar essa decisão. Importante: só inclua foto quando for solicitado.
  11. Um currículo para cada vaga e o uso de palavras-chave: Você deve rever seu currículo, adaptando-o para cada vaga que for concorrer no mercado trabalho e, ainda, usando as palavras-chaves que podem afetar significativamente a forma como os recrutadores percebem o seu currículo e otimizar sua presença nos sistemas de rastreamento de candidatos. Isso aumenta muito as chances de você ser selecionado para uma entrevista.
  12. Formato PDF: Ao enviar seu currículo por e-mail ou online, salve-o como um arquivo PDF para garantir que a formatação seja preservada em diferentes dispositivos. Mas, atenção, pode ser que em alguns casos, pode ser que a ferramenta usada pela para triagem não leia PDF. Neste caso, usar o Word. Por isso vale conferir antes de enviar.

 

Um currículo bem estruturado reflete a seriedade e o comprometimento com a carreira, além de tornar mais fácil para os empregadores identificarem suas habilidades e experiências relevantes.

Lembre-se, um currículo bem projetado é a primeira impressão que você dá aos recrutadores. Portanto, dedique tempo para criar um formato limpo e profissional que destaque suas conquistas de maneira clara e atraente.

Se você precisa de mais informações para formatar seu currículo ou tem experiências para compartilhar, deixe um comentário abaixo. Estamos aqui para auxiliá-lo a trilhar o caminho do sucesso profissional!

Não perca a próxima edição, onde exploraremos a Dica Número 2: “Como usar palavras-chave na elaboração do seu currículo”. Juntos, vamos aprimorar suas chances de criar um currículo que impressione e abra portas para oportunidades incríveis.

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“Trilhando o sucesso”, por Jalme Pereira

“Descobrindo os valores essenciais para guiar a jornada profissional”, por Jalme Pereira

“10 dicas para construir uma carreira que importa”, por Jalme Pereira

“Como criar um currículo que impressiona”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Empreendedorismo feminino brasileiro atinge marco histórico

Ver próximo

Governo do Estado repassa R$ 273 milhões para as prefeituras fluminenses

3 Comentários

  • Excelente dica! Um currículo bem elaborado e com as devidas informações,sem exagero e com clareza.
    Muito importante!

  • Ótimas dicas, é quando se trata de currículo, ele é o primeiro e mais importante, para que os candidatos mostrem a sua competência e marcar uma boa entrevista . E neste caso para quem quer conquistar um bom emprego. Aproveitem a leitura é as dicas.

  • Esse artigo traz informações essenciais para uma pessoa que está buscando oportunidades. Eu já me vi nessa situaçãode não saber quais eram os pontos principais e necessários para que eu redigisse e mostrasse valor na descrição da minha experiência. Eu aprendi no passado e vejo que muitas pessoas pensam que deveria ter um mesmo currículo e aplicar ele para várias vagas, porém não sabem da importância de adequa-lo conforme a vaga ou oportunidade. Os itens 4 e 11 são muito importantes e cruciais .Fazer um currículo exige tempo, dedicação e zelo. Obrigada por compartilhar esses ensinamentos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!