“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 9: Pensando criticamente e transformando problemas em oportunidades”, por Jalme Pereira

Vivemos num mundo em constante mudança, no qual as pessoas enfrentam variedades de desafios e obstáculos em seus caminhos. Seja lidando com problemas no trabalho ou adversidades na vida pessoal. A capacidade de desenvolver o pensamento crítico e encontrar soluções para problemas complexos são algumas das principais competências para os profissionais da atualidade. Além de se destacarem como aliada para navegar por essas águas turbulentas, tais competências são chave para o seu sucesso, permitindo transformar desafios aparentemente insuperáveis em oportunidades brilhantes de crescimento.

Quando uma pessoa não consegue pensar criticamente e nem sabe como encontrar soluções para os problemas que enfrenta, fica vulnerável a uma série de circunstâncias que podem impactar negativamente sua vida e carreira.

A falta de confiança em suas próprias habilidades, pode minar sua autoestima e levá-las a duvidar de si mesmas. Além disso, podem experimentar altos níveis de estresse e ansiedade devido à incapacidade de lidar com os desafios que enfrentam. Costumam se sentir presas em situações difíceis, incapazes de encontrar uma saída, resultando em estagnação profissional, falta de realização pessoal e até mesmo crises emocionais.

De acordo com estudo da revista Psychology Today, mais de 70% dos profissionais relataram sentir altos níveis de estresse devido à dificuldade em lidar com problemas complexos. Além disso, numa outra pesquisa realizada pela Harvard Business Review, é possível ver que cerca de 60% dos profissionais têm dificuldades em encontrar soluções para problemas e, por esse motivo, enfrentam uma queda na autoestima e na confiança em suas habilidades. Esses números destacam a importância do pensamento crítico como uma habilidade essencial.

A solução para esse problema envolve a decisão de aprender a pensar criticamente e a transformar cada problema numa oportunidade de crescimento. Vamos, então, explorar algumas estratégias que podem funcionar como catalisadoras para o seu desenvolvimento.

1) Pratique a reflexão diária sobre situações e experiências: pergunte a si mesmo o que funcionou bem, o que poderia ter sido feito de forma diferente e como você pode aplicar essas lições no futuro. Essa prática ajuda a desenvolver a autoconsciência e a capacidade de aprender com suas experiências.

2) Desafie constantemente suas próprias crenças e pressupostos: assuma que você pode não estar certo em tudo (isso é mais comum do que você imagina) e esteja disposto a considerar diferentes pontos de vista (coisa difícil, né?). Ao desafiar suas próprias crenças, você desenvolve uma mente mais aberta e flexível.

3) Busque diferentes perspectivas e opiniões sobre questões complexas: isso pode envolver conversar com pessoas com experiências diferentes das suas, ler materiais de fontes diversas e participar de debates e discussões construtivas. Este exercício pode levar a insights surpreendentes e abrir novas perspectivas.

4) Aprenda a formular perguntas poderosas que estimulem o pensamento crítico: tente fazer perguntas que desafiem o status quo e estimulem a reflexão profunda.

• Evite perguntas que possam ser respondidas com “sim” ou “não”: em vez de perguntar algo como “Você concorda com essa ideia?”, opte por perguntas que exijam uma resposta mais elaborada, como “Como você vê essa ideia influenciando nossa situação atual?”.

• Comece com palavras interrogativas: inicie suas perguntas com palavras interrogativas, como “o quê”, “como”, “por quê” e “quem”. Essas palavras abrem a porta para respostas mais detalhadas e analíticas. Por exemplo, em vez de perguntar “Você acha que isso vai funcionar?”, você poderia perguntar “Como você imagina que isso poderia ser implementado com sucesso?”.

• Promova o pensamento crítico e a reflexão: por exemplo, em vez de perguntar “Você concorda com essa abordagem?”, você poderia perguntar “Quais são os prós e contras dessa abordagem, na sua opinião?”.

Faça perguntas que convidem as pessoas para o compartilhamento de diferentes opiniões e pontos de vistas: por exemplo, em vez de perguntar “Qual é a solução para esse problema?”, você poderia perguntar “Quais são algumas possíveis abordagens para resolver o problema e como elas se comparam entre si?”. Isso incentiva a consideração de perspectivas e promove o debate construtivo.

5) Pratique a resolução de problemas: ao enfrentar um desafio, divida-o em partes menores e identifique as causas subjacentes. Em seguida, explore uma variedade de soluções possíveis e avalie suas vantagens e desvantagens. Não tenha medo de experimentar e aprender com os resultados.

6) Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências e desenvolvimentos em sua área de atuação: acompanhe blogs, revistas especializadas, conferências e eventos relevantes para se manter atualizado sobre as novidades do mercado.

7) Aceite o fracasso como parte do processo de aprendizado e crescimento: em vez de se desencorajar pelos fracassos, use-os como oportunidades de aprendizado e crescimento. Analise o que deu errado, aprenda com seus erros e siga em frente com determinação.

8) Esteja aberto a novas experiências e desafios que possam expandir sua mente e ampliar suas habilidades: seja proativo na busca de oportunidades de crescimento pessoal e profissional e esteja disposto a sair da sua zona de conforto para alcançar seus objetivos.

9) Mantenha uma mentalidade positiva: veja cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Lembre-se de que os momentos mais difíceis muitas vezes nos ensinam as lições mais valiosas e nos ajudam a crescer como indivíduos.

Ao adotar uma abordagem proativa para o desenvolvimento do pensamento crítico, os profissionais podem se destacar e alcançar novos patamares de excelência e, geralmente, se tornam mais adaptáveis, criativos e resilientes diante dos desafios. Serão capazes de tomar decisões mais eficazes, o que as ajudará a alcançar seus objetivos com maior facilidade.

Lembre-se de que o pensamento crítico é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática regular e persistência. Não espere mais – comece a jornada para fortalecer sua capacidade de análise crítica e resolução de problemas hoje mesmo.

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 8: Aproveitar a folia sem comprometer sua imagem e reputação”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Governo anuncia repasse de R$ 1,5 bilhão para fortalecer estados e municípios no combate à dengue

Ver próximo

Saiba como acontece e como se prevenir da doença que ameaça virar epidemia

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!