15 cidades do estado do Rio sofrem com a seca, aponta Inea

15 cidades do estado do Rio sofrem com a seca, aponta Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou, no dia 23 de setembro, o primeiro Boletim Mensal de Segurança Hídrica. De acordo com a pesquisa, o estado do Rio de Janeiro enfrenta uma situação de seca fraca a moderada em grande parte de seu território. O levantamento apontou ainda que pelo menos 15 municípios já enfrentam impactos da estiagem, como a diminuição de água dos reservatórios.

De acordo com o boletim, as regiões mais atingidas pela seca moderada incluem as cidades de Quatis, Resende, Itatiaia e também a Região Serrana do Rio, como os municípios de Carmo, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena.

Com a falta de chuva, algumas cidades também enfrentam problemas mais graves de abastecimento de água, entre elas estão: Angra dos Reis, Guapimirim, Teresópolis, Niterói, Rio de Janeiro – Paquetá, Macaé, São Gonçalo, Itaguaí, Carmo, Petrópolis, Maricá (Inoã), Mangaratiba, Itaboraí, e partes de Rio das Ostras e São João da Barra.

Segundo o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, o boletim do Inea tem grande importância, pois permite observar de forma clara a situação dos reservatórios e ainda favorece que medidas sejam planejadas para garantir o abastecimento de água de forma sustentável.

O boletim nos dá uma visão clara e atualizada sobre o comportamento dos nossos reservatórios e nos permite planejar as ações necessárias para garantir o abastecimento de água de forma equilibrada e eficiente”, afirmou o secretário.

Situação do abastecimento em Carmo

Recentemente, na cidade do Carmo, a concessionária Rio + Saneamento realizou uma obra de captação na localidade da Batalha, para ampliar o abastecimento de água no município, que também enfrenta consequências devido à estiagem.

De acordo com a concessionária, foi instalada na localidade uma captação emergencial no manancial de uma fazenda na região, próxima ao Rio das Flores, para garantir uma vazão adicional no sistema de distribuição de água local. A iniciativa foi realizada em poucos dias, diminuindo os riscos de falta d’água para a população.

 

A Captação Batalha, instalada próximo ao Rio das Flores, que sofreu o baixo nível de água em setembro
A Captação Batalha, instalada próximo ao Rio das Flores, que sofreu o baixo nível de água em setembro

Ver anterior

Governo do Estado repassa R$ 195 milhões para as prefeituras fluminenses

Ver próximo

Coletivo apresenta principais reivindicações aos candidatos a prefeito de Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!