21 Vereadores de Nova Friburgo

Os 21 vereadores assumiram seus mandatos nas vagas na Câmara friburguense. A nova legislatura vem com um número ampliado, saindo de 12 para 21 representantes. A nova mesa diretora ficou assim: Márcio Damázio (presidente), Alexandre Cruz (vice-presidente),  Wellington Moreira (2º vice-presidente), Marcelo Verly (secretário) e Cristiano Huguenin (2º secretário).

Tomaram posse os vereadores: Joelson do Pote (PSD), Márcio Damázio (PSD), Gustavo Barrozo (PSD), Professor Pierre (PDT), Luiz Fernando (PDT), Cláudio Damião (PT), Gabriel Mafort (PT), Renato Abi-Râmia (PMDB), Marcelo Verly (PSDB), Chico Barros (PHS), Alcir Fonseca (PHS), Nami Nassif (PSC), Alexandre Cruz (PPS), Cigano (PSB), Zezinho do Caminhão (PSB), Cristiano Huguenin (PSB), Wanderson Nogueira (PSB), Vanderléia Pereira Lima (PRP), Jacutinga (PRP), Wellington Moreira (PRP), Ricardo Figueira (PSDC).

Reviravolta

O vereador Ciro Fernandes (PR) ganhou espaço nas políticas de Cantagalo e Cordeiro. Único vereador de oposição eleito em Cantagalo, quando parecia isolado. Na eleição da Câmara, quando apoiou a nova presidente Renata Huguenin (PSC), que venceu por um voto, mostrou presença. Além disso, tem grande proximidade com o prefeito de Cordeiro, Salomão Lemos Gonçalves, ambos do mesmo partido, o PR.

A primeira vitória de Saulo Gouvea

Política, política, amigos à parte. Um desentendimento entre o então prefeito Guga de Paula (PP) e o atual prefeito Saulo Gouvea (PT) provocou uma divisão na disputa da presidência da Câmara Municipal de Cantagalo. O desentendimento surgiu pelo fato de o vereador Ciro Fernandes (PR) – oposicionista declarado do ex-prefeito, que inclusive chegou a tecer críticas durante suas últimas inaugurações – ter se aliado a Saulo Gouvea. Com isso, Guga teria incentivado a candidatura à reeleição de Pulunga (PSD) a presidente, e Saulo já teria declarado apoio a Renata Huguenin (PSC), que venceu a disputa por seis votos a cinco.

Câmara de Friburgo já realiza sessões

A Câmara Municipal de Nova Friburgo iniciou 2013 realizando, no dia 2 de janeiro, três sessões extraordinárias. O primeiro projeto readequou os valores da estrutura administrativa do Legislativo. Cada vereador terá direito a seis assessores e não houve aumento de despesa. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão. Projeto do Executivo estipulou as subvenções a diversas instituições e entidades do município, entre as quais as escolas de samba para o carnaval 2013 e a inclusão do Friburguense Atlético Clube. O terceiro projeto prevê os vetos do prefeito às emendas ao orçamento apresentadas pela legislatura anterior. Os vetos foram mantidos por unanimidade.

Já foi indicado, pelo prefeito Rogério Cabral (PSD), o líder do governo no Legislativo. A função ficou com o novo vice-presidente do Legislativo, vereador Alexandre Cruz (PMDB).

Em Cordeiro

Robson Careca (PDT) será o presidente da Câmara nos próximos dois anos, ao lado da seguinte mesa – vice: Mário do Detran (PSD); 1º secretário: Anísio do Açougue (PMDB); 2º secretário: Gilberto Salomão (PSDC), com apoio de Amilton Biti (PPS) e André Chupeta (PPS). Robson concorreu contra Leno da Padaria (PR), com vice de Gil do Ciep (PCdoB), 1º secretário – Jussara Barrada (PTB); 2º secretário – Marcelo Sardinha (PMDB) e apoio de Jader Maranhão (PT).

Devolvendo

A Câmara de Vereadores de Nova Friburgo devolveu aos cofres da Prefeitura um total de R$ 374.908.54. Os recursos não foram usados pelo Legislativo durante o ano de 2012, por força de economia da última mesa diretora, com intuito de enxugar os gastos e ajudar nas contas do Executivo. Já a Câmara de Vereadores de Cantagalo devolveu à Prefeitura Municipal a quantia de R$ 173.388,02, economizados pelo Legislativo ao longo do exercício financeiro de 2012.

Ver anterior

Nova eleição para o Conselho Tutelar de Cantagalo será em março

Ver próximo

Defesa Civil é premiada pela ONU

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!