214 municípios têm apenas um candidato ao cargo de prefeito

214 municípios têm apenas um candidato ao cargo de prefeito

Imagem: Yanka Romão / Metrópoles

Em 214 municípios do Brasil, o candidato ao cargo de prefeito poderá ser eleito com apenas um voto. Isso porque, para as eleições municipais de 2024, essas cidades possuem apenas um candidato registrado. Os dados* constam na pesquisa Os candidatos únicos para as Eleições municipais de 2024: incidência e perfil da Confederação Nacional de Municípios, divulgado nesta terça-feira, 20 de agosto.

Na série histórica de 2000 a 2024, esse é o maior número de candidaturas únicas na disputa pelas prefeituras. O cenário dobrou na comparação com 2020, quando essa situação ocorreu em 107 municípios. Além disso, nestas eleições há uma queda no total de candidatos às prefeituras: 15.441, enquanto na eleição passada foram 19.379. Uma redução, portanto, de 20,3%.

É uma queda significativa. Quando avaliamos todos esses dados juntos, pensamos na hipótese mais provável de que os desafios crescentes desestimulam as pessoas a entrarem na disputa eleitoral, especialmente para a vaga de prefeito”, analisa o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. “E não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta.”

 

O atual prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos Pereira da Silva
O atual prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos Pereira da Silva

 

Perfil das cidades

A média populacional das cidades com candidato único é de 6,7 mil habitantes, o que indica que esse fenômeno, em geral, ocorre com mais frequência nas pequenas cidades. Na lista de 214 candidatos únicos de 2024, o município com menor população é Borá–SP, com 907 habitantes, e o de maior população é Batatais–SP, que possui 58.402 habitantes.

Das 214 cidades com candidatura única, a maioria (61%) é do Rio Grande do Sul (43), seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).

Nas últimas sete eleições, 699 municípios (12,5% do total) tiveram ao menos um candidato único. Na maioria (562), isso ocorreu apenas uma vez. Em outras 107 o cenário já aconteceu duas vezes. Já em 30 cidades, três ou mais eleições municipais tiveram candidatura única, sendo 12 municípios do Rio Grande do Sul, 5 de São Paulo, 4 do Paraná, 3 da Paraíba, 2 de Minas Gerais, 2 do Rio Grande do Norte, 1 do Piauí e 1 de Santa Catarina.

Na região, na eleição em 2020, a cidade de Macuco teve candidato único. O hoje deputado estadual, Bruno Boaretto, foi reeleito prefeito do município.

Este ano, a cidade de São José do Ubá, terá candidato único. O atual prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos Pereira da Silva, deverá ter um tranquilo caminho rumo à reeleição. Tudo porque, será o único a disputar o pleito majoritário de outubro.

 

Na eleição em 2020, a cidade de Macuco teve candidato único: o hoje deputado estadual Bruno Boaretto
Na eleição em 2020, a cidade de Macuco teve candidato único: o hoje deputado estadual Bruno Boaretto

 

Perfil dos candidatos

As candidaturas únicas para prefeitura estão concentradas entre homens brancos e casados, com menor grau de escolaridade, comparado ao total das candidaturas, e idade média de 49 anos. Quanto aos partidos, 64% pertencem a quatro siglas: MDB, PSD, PP e União. Esses partidos detêm 42% do número total de candidatos nestas eleições.

A maioria dos candidatos únicos está em busca da reeleição em 2024, sendo 7 a cada 10. Ou seja, do universo de 214 candidaturas únicas, espera-se 154 gestores reeleitos e 60 novos prefeitos ou prefeitas.

Ver anterior

Campanha permanente de valorização de professores poderá ser realizada

Ver próximo

“Vale-Tudo da Arena Pública”, por Amanda de Moraes

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!