Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Num encontro idealizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, realizado no Rio de Janeiro, os promotores abordaram um tema de grande relevância para a população de todo o território fluminense: fomentar iniciativas e políticas públicas voltadas para práticas desportivas.
Ocorrido no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no Centro, o 1º Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Esportes recebeu uma série de autoridades. Secretários e representantes de 52 municípios puderam debater projetos já implementados pelo Governo do Estado, além de discutir sobre os instrumentos legais para o desenvolvimento do desporto e paradesporto.
Durante a reunião, que também estimulou a participação ativa das prefeituras no incentivo à prática de atividades esportivas, tendo como gancho os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, foram apontadas as mais variadas iniciativas coordenadas pela administração estadual, entre as quais os 13 núcleos da Escolinha de Futebol e Cidadania Léo Moura, distribuídos nas regiões Serrana, Noroeste e Médio Paraíba.
Representando Macuco, o secretário de Esporte e Lazer, Diogo Latini, acompanhou atentamente o desenrolar dos debates e se mostrou participativo ao manter contato com grandes nomes do esporte. “Ouvimos dessas lideranças que o objetivo é apoiar o desenvolvimento dos municípios na área do esporte. Os Jogos Olímpicos de 2016 irão oferecer muitas oportunidades para muitas cidades interioranas e isso é animador para nós macuquenses”, disse Latini.
Nuzman, por sua vez, agradou aos participantes com seu discurso. “Os municípios são responsáveis pelo fomento das práticas esportivas e formação de atletas. Essas iniciativas trarão benefícios enormes para o estado. Também vale dizer que a indústria do esporte, estimulada pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, vai gerar um desdobramento de oportunidades para as cidades em diversas áreas, como comércio, marketing, administração, medicina e até no jornalismo. As cidades devem aproveitar esse momento e a integração com o Governo do Estado para se desenvolverem”, afirmou Nuzman.