“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 12: 6 passos para transformar suas competências em superpoderes”, por Jalme Pereira

Na jornada do desenvolvimento pessoal e profissional, cada indivíduo carrega consigo um conjunto de competências, formado pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que possui, além de uma série de atributos que representam percepções e associações das pessoas sobre como esse indivíduo utiliza essas competências. Como verdadeiros super-heróis do mundo corporativo, esses indivíduos tentam utilizar essas competências e atributos como “superpoderes” para impulsionar oportunidades, posições, promoções e, assim, desenvolver uma poderosa estratégia para se destacar e conquistar o sucesso.

O problema é que a maioria das pessoas é inconsciente desses superpoderes e de quanto eles poderiam ajudá-las a conquistar metas, objetivos e sonhos. Assim, acaba subestimando as próprias capacidades, que são únicas, e vive se lamentando pelo insucesso profissional.

Sentindo-se perdida, desmotivada, frustrada e incapaz de encontrar potenciais e recursos dentro de si para lutar pelo que quer.

Sem saber, diante de determinadas situações, qual das competências ou atributos seriam mais importantes. Fazendo escolhas erradas, por exemplo, conferindo mais forças em falar e argumentar, quando era necessário apenas escutar de forma ativa (o outro só queria ser ouvido e compreendido).

Vivendo anos em constante busca por obter sucesso, porém, cheia de incertezas, o que as impede de alcançar o merecido lugar.

A principal causa desse problema está na falta de autoconhecimento de sua principal competência e de seus principais atributos.

Estudos mostram que a falta de autoconhecimento pode levar à insatisfação profissional e pessoal, pois as pessoas não conseguem identificar nem aproveitar seus pontos fortes.

A solução para esse dilema está em realizar um processo de autoconhecimento profundo e que ajude a encontrar e dominar as competências e atributos, que, normalmente, nos diferenciam entre as pessoas no mundo. Quantas vezes já não ouvimos a seguinte frase: “se o problema é esse, melhor chamar tal pessoa. Ela resolve”.

Uma competência bem desenvolvida é como um “superpoder” que pode “mudar o mundo” à nossa volta.

6 PASSOS para te ajudar a transformar suas competências em “superpoderes”:

1) Identificar suas principais competências (superpoderes): aquelas que você mais usa e, também, são as mais requisitadas pelas pessoas ao seu redor. Ao ter consciência delas, você estará diante de um provável “superpoder”. Verdadeiros pontos fortes que o diferenciam das demais pessoas no mundo.

O Super-Homem, por exemplo, possui a invulnerabilidade, a visão de raio-x e a capacidade de voar, entre outras.

2) Descubra os principais atributos de tais competências: após escolher sua principal competência, você precisará descobrir quais as características e atributos ela possui e quais são os que conferem mais poder ao desempenho. Por exemplo: voar pode ter como atributos a rapidez, o acesso a lugares inalcançáveis, a visão superior e mais global de uma determinada situação e opções, a mudança de posição…

3) Domine um dos atributos: escolha, então, um dos principais atributos e treine sua aplicação até alcançar um nível de excelência considerável (bons jogador de futebol treinam pênaltis exaustivamente e têm consciência sobre quantos passos devem percorrer antes de chutar, o tempo da paradinha e a força que devem bater na bola). Pode parecer, mas não é improviso. Você deve se esforçar até dominar completamente a arte de utilizar seus atributos. O Homem-Aranha, por exemplo, bateu inúmeras vezes contra prédios e obstáculos ao lançar suas teias.

4) Mapeie os locais de uso: avalie os ambientes, situações, circunstâncias e intensidade em que esta competência seria mais eficaz. O Super-Homem não consegue ver através do chumbo. Bater uma falta de longa distância e com barreira é diferente de bater um pênalti. Todo superpoder tem suas limitações.

5) Seja estratégico: aprenda a decidir quando, onde e como usar suas competências e atributos para se desviar dos riscos, alcançar os objetivos e evitar o esgotamento. Talvez, seja impossível contar com o “superpoder” o tempo inteiro. Devemos evitar ambientes ou situações que minem nossas competências, nos deixam vulneráveis e nos impedem de alcançar nossos objetivos (por exemplo, o super-homem não poderia ficar exposto à kriptonita).

6) Confie no seu potencial: um “superpoder” ajudará você a se destacar. Porém, em muitas batalhas você poderá fracassar (bons jogadores perdem pênaltis). Quando isso acontecer será necessário acreditar ainda mais no seu superpoder. Aprender mais sobre ele e voltar fortalecido.

Ao identificar, dominar e aplicar estrategicamente nossas competências no trabalho, passamos a ter o controle sobre nosso desempenho e nossos resultados. Aprendemos a aproveitar as oportunidades que surgem e a conscientemente usar este “superpoder” para enfrentar desafios, superar obstáculos e alcançar nossos resultados mais desejados.

Não espere mais para descobrir e potencializar seus superpoderes. O sucesso está ao alcance daqueles que sabem transformar suas competências em verdadeiras armas para a conquista de grandes feitos.

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 11: A arte de liderar sem ser líder”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Sala do Empreendedor de Macuco recebe Troféu Ouro do SEBRAE

Ver próximo

CSN Cimentos conquista o 1º lugar no Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!