“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 11: A arte de liderar sem ser líder”, por Jalme Pereira

Na jornada profissional, muitas pessoas aspiram a posição de liderança, vendo-a como marco de sucesso e realização. No entanto, o verdadeiro potencial da liderança vai muito além de um título ou posição. É uma questão de atitude.

Assim, é comum ver pessoas que vivem pensando e até mesmo reclamando pelos cantos e corredores simplesmente porque não são lembradas ou consideradas em ocasiões, por exemplo, de uma promoção. Normalmente, estas pessoas são as mesmas que rapidamente perdem o interesse, procrastinam tarefas, perdem prazos e não se envolvem plenamente com as responsabilidades. Provavelmente acreditam que cada um deve cuidar apenas do seu próprio trabalho. Como resultado, acabam estagnadas em suas posições, atribuindo próprio fracasso aos outros e alegando favoritismos ou politicagens.

O cerne da questão reside em acreditar que precisa ser líder para, somente após isso, começar a pensar e agir como líder. Seria o mesmo que receber uma recompensa antes de mostrar o merecimento. Receber o salário antes de completar o mês de trabalho (rsrsrs). Mas, no fundo, esta abordagem apenas mascara a ausência de competências, comprometimento ou, até mesmo, uma imaturidade profissional absurda. Lembrando que a capacidade de liderar começa a ser exercida e percebida no primeiro dia de trabalho, permeando cada ação e interação.

A solução para esse dilema está em assumir uma atitude de liderança. Comportar-se como alguém que assume a propriedade pelo que faz, age de boa vontade, influencia e inspira as pessoas à sua volta a fazerem o mesmo. Pois bem, se até agora você não fez isso, este é o momento de passar agir como líder, independentemente do tempo que você tem de empresa ou da posição hierárquica que você ocupa (reforçando, liderança não é posição, é atitude). Esta, inclusive, é uma das estratégias mais poderosas que indica o quanto você está pronto e merece assumir uma nova posição. E, se por acaso você duvidar de que a empresa o reconheça (e isso muitas vezes acontece), não se preocupe, o mercado não irá ignorar o seu desempenho.

Aqui estão algumas dicas para você desenvolver a competência de liderar, mesmo sem ocupar uma posição formal de liderança:

1) Assuma a responsabilidade: não espere que alguém lhe dê uma liderança formal para começar a agir como um líder. Assuma a propriedade pelo seu trabalho e pelas tarefas ao seu redor.

2) Seja proativo: esteja sempre um passo à frente e busque oportunidades para melhorar processos, resolver problemas e contribuir para os objetivos da equipe ou empresa.

3) Comunique-se eficazmente: seja claro ao transmitir suas ideias, influencie os outros e garanta que todos estejam na mesma página. Expresse suas ideias e opiniões de forma clara, objetiva e respeitosa.

4) Seja um exemplo: seja pontual, responsável, ético e comprometido com a excelência em tudo o que faz.

5) Desenvolva habilidades interpessoais: aprenda a se relacionar bem com os outros, construa relacionamentos sólidos e desenvolva a empatia para entender as necessidades e preocupações dos seus colegas de trabalho.

6) Inspire confiança: demonstre confiança em si mesmo e no seu trabalho. Seja confiável, consistente e transparente em suas ações e decisões. Demonstre confiar nas pessoas ao seu redor.

7) Adapte seu estilo: atue de acordo com a situação e as necessidades das pessoas e equipes. Saiba quando ser assertivo (sem ofender ou menosprezar), democrático (dando oportunidades para que todos expressem suas opiniões) e orientado para o coaching (fazendo as pessoas refletirem sobre como podem alcançar mais rapidamente seus desafios e metas).

8) Mantenha uma mentalidade de crescimento: esteja sempre disposto a aprender, crescer e se desenvolver, mesmo que não ocupe uma posição formal de liderança. Esteja pronto para compartilhar seus conhecimentos.

9) Mostre resultados: demonstre seu valor por meio de resultados tangíveis. Entregue projetos de alta qualidade, alcance metas e objetivos e faça contribuições significativas para a equipe ou empresa.

10) Mantenha seu superior e seus colegas informados: comunique regularmente o progresso do seu trabalho, compartilhando atualizações, resultados alcançados e eventuais desafios enfrentados. Isso demonstra transparência e responsabilidade.

11) Relate as dificuldades: não tenha medo de pedir ajuda ou orientação quando necessário. Comunique as dificuldades que está enfrentando ao realizar suas atividades e trabalhe em conjunto com a equipe e liderança para superá-las.

12) Avalie seu próprio desempenho: faça uma autoavaliação regular do seu trabalho, identificando pontos fortes e áreas de melhoria. Seja crítico e honesto consigo mesmo e busque maneiras de se desenvolver e crescer profissionalmente.

13) Exceda as expectativas: busque constantemente entregar mais do que é esperado de você. Surpreenda sua equipe e liderança com um alto padrão de qualidade em tudo o que faz.

14) Promova um ambiente positivo: contribua para a criação de um ambiente de trabalho positivo, reconhecendo e valorizando as contribuições dos colegas e promovendo a camaradagem e o respeito mútuo.

15) Aproveite oportunidades de liderança: esteja sempre atento a oportunidades para liderar projetos, grupos de trabalho ou iniciativas. Demonstrar liderança em pequenas escalas pode abrir portas para maiores responsabilidades no futuro.

16) Aprenda com os outros: esteja aberto a aprender com seus colegas, superiores e subordinados. Valorize diferentes perspectivas e experiências e esteja disposto a incorporar novas ideias e abordagens ao seu trabalho.

Ao adotar uma abordagem de liderança desde o início, você estará no caminho certo para o sucesso profissional. Muitas pessoas que começaram a pensar e agir como líderes desde o primeiro dia de trabalho alcançaram resultados extraordinários em suas carreiras.

Não espere mais para começar a pensar e agir como líder. Comece hoje mesmo e abra portas para um futuro repleto de oportunidades e conquistas.

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 10: Desenvolvendo o mindset criativo para alavancar sua carreira”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Limpa Rio chega em Macuco

Ver próximo

Prefeito e vice-prefeita de Cantagalo recebem o carnavalesco Tarcísio Zanon

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!