“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 10: Desenvolvendo o mindset criativo para alavancar sua carreira”, por Jalme Pereira

Segundo o relatório de pesquisa desenvolvido e publicado pelo LinkedIn, a criatividade é uma das competências mais desejada pelos empregadores em todo o mundo.

É muito simples de entender. Se a empresa quer ser diferente, melhorar um processo, ou atender novos clientes, por exemplo, ela precisará de ideias novas, soluções novas. E somente pessoas que desenvolvem esta competência podem trazer este “ar fresco” para os negócios. Então, meu caro leitor, a bola está com você!

No mundo acelerado e altamente competitivo em que vivemos, a criatividade se tornou uma competência essencial para qualquer profissional que deseja se destacar e prosperar profissionalmente. Trata-se, ainda, de uma aliada poderosa para impulsionar o crescimento e o sucesso de uma empresa. Seja pelo aumento da produtividade, redução de custos, ou mesmo, superação da concorrência. É aí que entram os profissionais criativos.

Ser criativo vai muito além de ser capaz de pintar um quadro ou compor uma música. É, também, a capacidade de pensar de forma diferente e encontrar soluções inovadoras para os desafios que se apresentam no dia a dia. É, por exemplo, olhar para um processo e enxergar oportunidades de melhorias. Olhar para uma planilha e criar uma coluna nova para ajudar a controlar o estoque. É pensar fora da caixa e propor novas abordagens. É ter a coragem de questionar o “status quo” em busca de excelência e eficiência.

Quando pessoas e empresas não conseguem pensar de forma inovadora e encontrar soluções criativas para os desafios que enfrentam, normalmente, perdem oportunidades de reconhecimento e ficam limitadas em suas realizações e resultados. Ficam reféns de uma mentalidade de “fazer as coisas do jeito que sempre foram feitas” e suas ideias, produtos e serviços podem ficar obsoletos. E, quando tudo isso acontece, é como se aquela empresa ou pessoa ficasse parada no tempo, repetindo-se ininterruptamente em soluções monótonas.

A falta de criatividade pode ser causada pelo medo do fracasso, falta de estímulo e, ainda, ausência de um ambiente propício à inovação. E o resultado desse processo, quase sempre, termina na falta de confiança em relação às próprias habilidades criativas. Sem contar que, a pressão por resultados imediatos e a busca pela perfeição podem sufocar a liberdade de experimentar e inovar.

Felizmente, a criatividade é um potencial que todo o ser humano possui (apesar de nem sempre acreditar nisso) e que pode ser desenvolvido e aprimorado com prática e dedicação em qualquer momento da vida. Ao cultivar um mindset que incentiva a experimentação e a exploração de novas ideias, os profissionais podem identificar necessidades e criar soluções inovadoras que agreguem valor e diferencial em relação à concorrência.

Várias pesquisas destacam o impacto positivo do uso da criatividade como uma vantagem competitiva significativa no mercado e, também, para o bem-estar e desenvolvimento pessoal.

De acordo com um estudo da IBM, com mais de 1.500 CEOs de todo o mundo, a criatividade foi considerada a competência mais importante para o sucesso nos negócios, superando habilidades como integridade e capacidade de trabalho árduo.

Uma pesquisa da Adobe com mais de 5.000 profissionais constatou que as empresas que promovem a criatividade são 78% mais propensas a terem aumentos de receita acima da média.

Um estudo conduzido pela Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu que indivíduos com alto nível de criatividade tendem a ser mais adaptáveis e resilientes diante de desafios e mudanças na vida.

Aqui estão algumas dicas para você cultivar a criatividade em sua vida pessoal e profissional:

1) Pare de reclamar e resolva: em vez de se concentrar nos problemas, concentre-se em encontrar soluções. A reclamação não leva a lugar algum. A ação pode transformar até os desafios mais difíceis em oportunidades para crescimento.

2) Olhe para as mesmas coisas de maneira diferente: dê a si mesmo a oportunidade de pensar e agir de forma diferente em situações cotidianas. Preste atenção aos detalhes ao seu redor e observe padrões, conexões e relações que podem não ser óbvias à primeira vista. Isso pode ajudá-lo a encontrar novas maneiras de abordar problemas e gerar ideias criativas.

3) Treine sua criatividade diariamente: assim como um atleta treina regularmente para aprimorar suas habilidades, é importante praticar a criatividade todos os dias. Isso pode ser feito de várias maneiras, desde escrever em um diário até participar de atividades criativas, aquelas que exigem solução de algum problema de maneira não convencional.

4) Questione tudo: incluindo a si mesmo e suas próprias escolhas. A curiosidade é o combustível da criatividade. Faça perguntas sobretudo ao seu redor e busque respostas criativas, isso estimula o pensamento crítico e pode levar a insights surpreendentes.

5) Experimente coisas novas: não tenha medo de sair da sua zona de conforto. Isso pode incluir aprender uma nova habilidade, explorar um hobby diferente ou tentar resolver um problema de uma maneira completamente nova.

6) Tenha muitas ideias de 1 real: nem todas as ideias precisam ser revolucionárias para serem valiosas. Às vezes, as melhores ideias, aquelas que valem milhões, só surgem quando exploramos uma variedade de opções, mesmo aquelas que parecem simples ou insignificantes no início.

7) Desenvolva um mindset criativo: acredite que tudo pode ser feito de uma maneira diferente e esteja aberto a novas possibilidades. Um mindset criativo nos ajuda a ver o mundo de uma maneira nova e inspiradora, permitindo-nos pensar além dos limites do convencional.

Quando as pessoas e empresas abraçam a criatividade, podem alcançar resultados surpreendentes. A criatividade permite a inovação, o desenvolvimento de novos produtos e serviços e a resolução de problemas de maneiras únicas e eficazes.

Não espere mais para despertar sua criatividade e transformar suas ideias em realidade. O sucesso está ao alcance daqueles que têm a coragem de pensar e agir de forma diferente.

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 9: Pensando criticamente e transformando problemas em oportunidades”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Governo do Estado repassa R$ 426 milhões para as prefeituras fluminenses

Ver próximo

Artistas de Cordeiro farão apresentação no Rio de Janeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!