Estado do Rio de Janeiro está em bandeira verde

A 78ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada no dia 21 de abril pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que pela sétima semana consecutiva o estado do Rio de Janeiro está em bandeira verde, de risco muito baixo para Covid-19. A análise faz a comparação da décima quinta semana epidemiológica (SE 15) deste ano, de 10 a 16 de abril, com a décima terceira semana (SE 13), de 27 de março a 4 de abril. O mapa desta semana mostra que as regiões da Baía de Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I, Norte, Noroeste, Centro Sul Fluminense e Serrana se encontram com bandeira verde (risco muito baixo). As regiões do Médio Paraíba e Metropolitana II permaneceram com bandeira amarela (risco baixo).

Estamos em um momento de queda sustentada do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado. Todas as regiões estão em risco baixo ou muito baixo para a doença. Apesar disso, é importante que as pessoas retornem aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais devem receber a dose adicional de reforço – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

No período analisado, o número de internações caiu 48%, saindo de 31 internações na SE 13, para 16, na SE 15. Os óbitos reduziram 57,7%, passando de 26 óbitos, na SE 13, para 11, na SE 15. Os indicadores apontaram que, no período de 12 a 19 de abril, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 1%.

No dia 20 de abril, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 19% para UTI e 16% para enfermaria. A média móvel de atendimentos a casos de síndrome gripal em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 12 a 19 abril foi de 267 por dia. O dado corresponde a uma queda de 9,46% nos atendimentos de síndrome gripal nos últimos 14 dias. A média de solicitações de internação no período de 14 a 20 abril foi de 6 pedidos, o que indica redução de 25% de solicitações. Já a média da fila de espera para internação no período de 14 a 20 abril foi de 5 pessoas, indicando uma queda de 15% nos últimos 14 dias.

Nesta edição do Mapa de Risco, 9 municípios foram classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 83 municípios classificados em risco baixo (bandeira amarela).

O estado registra queda no número de óbitos por Covid-19 desde o início do ano. Levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que, entre 1º e 18 de abril, 47 municípios não registraram mortes pela doença. Além disso, entre os meses de fevereiro e março, quando foram notificados no estado 1.719 e 390 óbitos, respectivamente, a queda no percentual do número de mortes foi de 77,3%.

Entre as cidades que não notificaram óbitos por Covid-19, estão Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Iguaba Grande, Italva, Laje do Muriaé, Macuco, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Porciúncula, Porto Real, Quatis, Quissamã, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São José de Ubá, São José do Val.

Ver anterior

“Páscoa (parte 2)”, por Dr Júlio Carvalho

Ver próximo

Prefeito anuncia reforma na Quadra de Esportes de Serras das Almas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!