Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No início, conforme se lembra o médico Júlio Carvalho, a associação funcionava numa pequena sala de um casarão antigo na Rua Rodolfo Albino, no Centro, onde hoje funciona um supermercado. “Era criança, estava aprendendo a ler e pedia aos meus pais para esperar para que eu pudesse soletrar a inscrição da placa, que trazia o nome da associação em tamanho grande e por extenso”, lembra o médico, que também é associado da entidade.
Uma das grandes lutas da associação, liderada por Seu Rocha, foi a obra de abertura da Estrada São Martinho (RJ-164), junto ao Governo do Estado. A estrada liga Cantagalo à RJ-116, altura da ‘Curva do Perigo’, em direção a Macuco. Em artigo publicado em jornal da época, Seu Rocha já profetizava que a estrada seria importante para escoamento do cimento que seria produzido em Cantagalo, isso numa época em que nem se sonhava com as enormes jazidas de calcário do município.
Conhecendo de perto Seu Rocha, o microempresário Lúcio Bon, ex-presidente da entidade, diz que ele era um idealizador. “ Lembro-me que, em 1965, Seu Rocha, me convidou para a vice-presidência da associação, que ele presidia. Aceitei, afinal, ele era um homem sério, idealista, sonhador, empreendedor e muito trabalhador. Gostava das coisas certas e era uma pessoa muito paciente, ponderada, embora nunca acomodada, pois era dos que mais questionavam e lutavam por seus ideais”, conta.
80 anos – Uma das mais antigas entidades do município, a Aciacan completa 80 anos. Atualmente, possui 270 associados. Durante essas oito décadas, oito presidentes dirigiram a entidade: Antônio Rocha e Silva Júnior, Lúcio Bon, Wellington Folly, João Moreira, Célio Figueiredo, Jorge Luiz Nóbrega Richa (Coquinha), Joel Naegele e Ubiratan França. Diversas pessoas já participaram das diretorias. Plano de Saúde Unimed, auditório, convênio com o Sebrae, Escola Técnica de Confecção, construção da sede, Ponto de Cultura e Polo Industrial foram algumas das conquistas.