Prefeitura de Nova Friburgo realiza visita ao Refúgio de Vida Silvestre Amparo
Os jornais do interior, também chamados de jornais locais, quando circulam em uma única cidade, ou jornais regionais, quando abrangem um grupo de municípios, estão ganhando muita força no país como veículos de informação das comunidades brasileiras. A verdadeira voz do Brasil está nos jornais do interior, diz o presidente da Adjori Brasil e da Adjori Santa Catarina, Miguel Ângelo Gobby. A Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori Brasil) nasceu com o objetivo de fortalecer a ação de cada Adjori estadual e, com isso, promover a união, a capacitação e o fortalecimento dos jornais do interior do Brasil.
Atualmente, a Adjori Brasil conta com cerca de 600 jornais locais, associados às respectivas entidades estaduais, responsáveis pela informação que chega diretamente a cerca de dois mil municípios brasileiros.
A Adjori Brasil é formada por Adjoris estaduais. As primeiras signatárias da Adjori Brasil foram as associações de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Logo em seguida, a Adjori Sergipe e a Adjori Rondônia se incorporaram à entidade nacional.
– Os governos estaduais, as assembleias legislativas e, também, o Governo Federal, têm mostrado grande interesse em se comunicar com as comunidades interioranas por meio da imprensa escrita. A sociedade civil organizada, como as associações de classe, as federações e as confederações também estão percebendo que, para se comunicar com o cidadão que vive no interior, seja na área urbana ou rural, o caminho é o jornal que circula no município, que fala diretamente com a sociedade local – afirmou o presidente da Adjori Brasil.
– As notícias nacionais, internacionais e mesmo as estaduais você encontra em vários jornais e em vários portais na internet. Porém, a notícia do município, do bairro, da rua, essa só se encontra no jornal local, no jornal que vive a comunidade, que defende os interesses da comunidade, que é o elo entre o poder público e o cidadão, que divulga e preserva as tradições e a cultura das comunidades nas quais circula – enumera o empresário e jornalista de Santa Catarina, Miguel Gobby.
De 21 a 23 de fevereiro será realizado, na cidade de Aracajú (SE), o Congresso Estadual, com apoio da Associação de Jornais do Brasil (Adjori-BR).