Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
IPTU em Cantagalo
Há uma expectativa muito grande quanto ao aumento do reajuste do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) no município de Cantagalo. A Prefeitura contratou uma empresa que está concluindo o levantamento dos imóveis para decidir o reajuste, que há muitos anos não acontece. A previsão é que este reajuste possa ser de mais de 200% em alguns casos.
Museu da banda (I)
O Museu Nacib Mansur, da Sociedade Musical 15 de Novembro, de Cantagalo, inaugurado no dia em que a banda completou 100 anos, vai ficar aberto ao público apenas aos sábados. A informação é do presidente Sérgio Campanate, que disse que manter o museu, que conta a história da banda, aberto diariamente, traria muita despesa. Ele busca parceria com a Secretaria de Cultura.
Holcim disputa prêmio estadual
A Holcim é candidata ao prêmio Personalidade do Ano, promovido por um jornal carioca. A fabricante de cimento, concreto e agregados anunciou investimentos de R$ 25,3 milhões em sua unidade de Cantagalo. Por meio de seu instituto, mantém 26 projetos no estado do Rio, como os de capacitação profissional e de empreendedorismo, para estimular a geração de trabalho e renda nas comunidades onde atua: Marechal Hermes, Magé e Cantagalo. A votação pode ser feita através do site do jornal. A empresa está na expectativa.
Vereadores (I)
Depois de uma forte campanha que mobilizou mais de três mil pessoas no Centro de Friburgo, a Câmara Municipal reduziu de 21 para 15 vereadores, a partir de 2017. O assunto volta à tona no município, já que na Câmara se cogita elevar novamente para 21 vereadores, o que tem provocado reações de vários setores.
Museu da banda (II)
O Museu Nacib Mansur, da Sociedade Musical 15 de Novembro, a banda de Cantagalo, também vai contar com um moderno sistema de som ambiente, que tocará músicas de bandas durante a visitação pública. O equipamento, avaliado em R$ 2,9 mil, é uma doação do Poder Judiciário, através de conversão de penas em alternativas.
Equipamentos de segurança para jornalistas
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) derrubou o veto total do Executivo ao projeto de lei 2.754/14, dos deputados Samuel Malafaia (PSD) e Clarissa Garotinho (PR), que obriga as empresas de comunicação instaladas ou com sucursal no estado do Rio a adquirirem equipamentos de segurança para coberturas jornalísticas em situações que representem risco à integridade física dos profissionais no exercício de sua atividade. O projeto define como equipamento de segurança coletes à prova de balas, capacetes adequados para a atividade e máscaras de gás. Se o governador não sancionar, medida caberá ao presidente da Alerj.
Mudanças
Depois de dois anos de governo e passando por críticas, principalmente da Câmara Municipal, o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), deve fazer algumas mudanças em seu secretariado. Os setores que poderão passar por mudanças são Obras, Agricultura, Turismo, Fazenda, Viação e Transporte e Educação. Os nomes de Desidério Naegele, Climárcio Pinto e Carla Guimarães são cogitados para novos secretários.
Holcim (I)
Em um dos projetos desenvolvidos pela Holcim Brasil, pequenos comerciantes foram capacitados em cursos de aperfeiçoamento em gestão, elaborados em parceria com associações locais e com o poder público no município de Cantagalo, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária. A empresa conta com iniciativas nas áreas de cultura, oferecendo cursos como o de fotografia, entre outros.
Garotinho pode ser ministro
A deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), filha mais velha de Anthony Garotinho, afirmou a possibilidade de seu pai assumir um ministério. Ela disse que Garotinho foi sondado para assumir a pasta dos Transportes. Para ela, o PR é da base do governo e tem que contribuir na medida em que o governo entender. “O nome dele está sendo cotado, como o de outros no partido. É uma decisão que ele vai tomar, fazendo análises pessoais, junto à presidente e ao partido. Ele tem experiência, é ex-governador e tem boas relações com Dilma”.
Melhor motorista
Eric Peixoto Barboza, de apenas 23 anos, aluno de engenharia civil na UFBA, da Bahia, foi escolhido o motorista mais seguro do país. Ele foi premiado por ter tido o melhor desempenho na nota média de segurança: 100. O universitário ganhou, ainda, um carro zero quilômetro das mãos do bicampeão mundial de F1 Emerson Fittipaldi.
Aumento de roubos
O aumento de roubos e assaltos na região, principalmente em Cordeiro e Cantagalo, nos últimos meses, tem preocupado a todos. Segundo a própria Polícia Militar, já existe comprovação deste aumento, principalmente de bandidos vindos de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro. A polícia tem detido pessoas envolvidas com drogas na região.