Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Em Cordeiro, antes do recesso parlamentar, o vereador Robson Careca apresentou indicação solicitando ao prefeito Silvinho Daflon que viabilize a possibilidade de implantação da Academia da Terceira Idade (ATI), programa já implantado em vários municípios do país e que vem dando certo e levando resultados muito positivos à saúde de seus frequentadores. Ele destaca que a ATI possui equipamentos baseados em uma experiência chinesa. Essas academias, no entender do parlamentar, também contribuem para o entretenimento e a comunicação dos idosos, integrando-os à sociedade com a dignidade que merecem.
Redes sociais
Quem tem procurado utilizar bem a internet para divulgar o seu trabalho e conversar com seus eleitores é o vereador Ciro Fernandes (PR), de Cantagalo. O parlamentar tem procurado seguir a tendência atual explorando, principalmente o seu blog e as redes sociais de relacionamentos. Pelo jeito, tem dado certo e seus objetivos têm sido atingidos.
Redes sociais II: Verly de volta à Câmara
Com o pedido de exoneração do cargo de secretário de Educação de Nova Friburgo, o vereador Marcelo Verly (foto) retornará ao seu mandato na Câmara Municipal em fevereiro, quando termina o recesso parlamentar. Por enquanto, Verly divulgou duas notas através das redes sociais: uma informando a decisão de deixar a secretaria, com o pedido de exoneração entregue ao prefeito Sérgio Xavier no último dia 23 de dezembro; outra, dizendo que está à disposição para todas as informações necessárias à transição. O novo secretário é o professor Ricardo Lengruber.
Estranho
No site da Câmara Municipal de Cordeiro há a publicação muito estranha da indicação nº 122 (presume-se que de 2011, já que não há essa menção), que traz o corpo do texto, referente ao pedido de implantação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) e a assinatura do vereador Robson Pinto da Silva. Tudo estaria correto se o cabeçalho não fosse da Câmara Municipal de Santa Maria Madalena. O brasão está correto, mas o cabeçalho, não. O que será que houve? Com a palavra, a Câmara Municipal de Cordeiro.
Sem concurso
A Câmara Municipal de Carmo aprovou projeto de lei do Executivo para a contratação de diversos profissionais por tempo determinado, mesmo após a realização de concurso público que sequer foi homologado. A Prefeitura queria 99 vagas, mas emenda do Legislativo reduziu o número para 91. A maioria dos profissionais é para a área de saúde.
De acordo com a Prefeitura, são cargos para os quais não houve aprovados em número suficiente para atender à demanda dos serviços públicos essenciais ao município.
Câmara terá mais uma hora de sessão
A Câmara Municipal de Carmo terá o tempo de duração das sessões ordinárias aumentado em um hora. Pelo menos esta é a proposta apresentada pelo vereador Paulo Macedo, que sugere à Mesa Diretora do Legislativo alteração do artigo 150 do Regimento Interno, elevando a duração das sessões para até três horas. Segundo o parlamentar, o aumento é necessário por causa do “elevado número de matérias propostas pelos (…) vereadores e que necessitam de maior tempo para deliberação e discussão das matérias, bem como para suas explicações pessoais”.
A indicação, que leva o número 210/11, foi encaminhado à presidência da Casa, que poderá transformar a proposta num projeto de resolução para alterar o Regimento Interno.
Propaganda
Quem tem aparecido na televisão nos últimos dias é a vereadora Renata Huguenin, que tem participado da propaganda político-partidária do PSC (Partido Social Cristão), sigla pela qual foi eleita em 2008. A parlamentar agora está aplaudindo o prefeito Guga de Paula pela escolha do nome do ex-vereador José Maria Huguenin como patrono do centro administrativo de Santa Rita da Floresta.
Samuel Grassini deixa mandato em Friburgo
Com o retorno à Câmara Municipal do vereador Marcelo Verly (PSDB), após pedir exoneração do cargo de secretário municipal de Educação de Nova Friburgo, quem perde o mandato é Samuel Grassini (PDT), que volta à posição anterior de suplente. Grassini teve mandato curto, de pouco mais de um ano, período da licença de Verly enquanto esteve no Executivo.