Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A partir de fevereiro, o professor Leonardo Stumpo, com licença para professor de kickboxing e muay thai pela Fikam (Federação Interestadual de Kickboxing e Artes Marciais), e técnico de boxe pela Fberj, além de atleta profissional pela CBMTK (Confederação Brasileira de Muay Thai e KickBoxing), passará a ministrar aulas de muay thai na academia Ducorpo. “Era um dos projetos para este ano e, após longas conversas, estamos muito otimistas com esta parceria”, afirmou o professor de educação física Bruno da Silva, que também é um dos sócios da empresa.
O muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes no Brasil. É uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e autoconfiança, além de trazer benefícios físicos como coordenação motora, desenvolvimento cardiovascular, aumento da massa muscular magra, traz também benefícios morais, como disciplina e respeito.
Um público que vem se interessando muito pela arte são as mulheres. Para elas (assim como para os homens), o muay thai ajuda na parte aeróbica, como um excelente meio de exercitar o corpo, uma maneira de aliviar o estresse do dia a dia, melhorar a coordenação e a flexibilidade e ainda é um eficiente meio de defesa pessoal.
– As mulheres serão muito bem-vindas – afirma o professor Leonardo Stumpo. Ele ainda diz que uma das coisas que o seduziu nesse projeto é a oportunidade de um trabalho em longo prazo. “Conversamos muito e sempre íamos ao encontro nas nossas ideias. Agradeço demais à Academia Ducorpo por essa oportunidade. Pretendo fazer um muay thai diferente, mais focado na parte aeróbica, preparo físico, e menos voltado para a chamada ‘luva’ ou ‘trocação’. Estou muito ansioso para começar esse projeto”, confirma Leonardo Stumpo.
Muay thai e o kickboxing – O esporte é uma luta originária da Tailândia (onde é considerada esporte nacional) e é conhecida como a arte das oito armas, pois se caracteriza pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, e associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total muito eficiente.
Já o kickboxing não refere-se apenas a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing) como também é um estilo de arte marcial e esporte de combate. No sentido mais amplo, diz respeito a diversas lutas, como o savate e o lethwei.