Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Centenas de pessoas receberam atendimentos gratuitos
Um dia inteiramente dedicado à qualidade de vida da população cordeirense. Assim foi encarado o Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, realizado no sábado, dia 01 de fevereiro, no centro da cidade, onde foram montadas duas tendas para que os profissionais da Secretaria de Saúde de Cordeiro atendessem a comunidade.
Dentista oferecendo orientações sobre escovação a um menino durante a ação
Mas não parou por aí. Além da aplicação da vacina – cuja meta é imunizar contra doenças como sarampo, febre amarela, rubéola e caxumba – também foram ofertadas outras ações importantes, entre elas Exames e Orientações sobre Hanseníase; Testes Rápidos para Detecção de Sífilis, Hepatite e HIV; Aferição de Glicemia e Pressão Arterial; Dicas de Higiene Bucal; e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.
Apesar do sol forte e do calor intenso típicos do verão, a resposta da população foi excelente e a ação considerada um sucesso, como mostram os números apurados pelos profissionais de saúde. No que se refere às vacinas, foram aplicadas 697 doses. Já quanto à Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicose, foram atendidas 278 pessoas. 68 crianças receberam Dicas de Escovação e foram feitos 50 Testes Rápidos.
Participando ativamente da Ação de Saúde, Luciano Batatinha e Maria Helena também aproveitaram para conversar com a população. Eles ouviram elogios e sugestões e aproveitaram para parabenizar os profissionais de saúde. “Se estamos implantando ações desse nível, com a intenção de melhorar a vida da população, agradecemos a esses servidores tão competentes e comprometidos”, disse o prefeito.
Outra atividade bem sucedida foi a visitação dos agentes de saúde e de endemias às residências do centro da cidade e adjacências. Eles promoveram cadastramento e orientaram os moradores sobre o combate ao transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Numa parceria com a Secretaria de Cultura, também abrilhantaram o projeto o Bloco Olodum G e a Associação de Capoeira Berimbau Maior.
“Quem não pôde comparecer para tomar a vacina contra o sarampo deve procurar as Unidades de Saúde, de segunda a sexta, de 8 às 15 horas, até o dia 7 de março. O público-alvo são pessoas com idade entre seis meses e 60 anos, mas os idosos também podem se vacinar. Estamos todos juntos na luta contra o sarampo em nossa cidade”, disse a secretária de Saúde Vânia Huguenin.