Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Edifício Antonio Rocha e Silva Júnior, uma homenagem ao primeiro presidente da Aciacan, e um dos grandes idealizadores e lutadores da entidade.
A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan) irá celebrar na próxima segunda-feira, 6 de dezembro, 90 anos de fundação. Instituída em 1931, com o objetivo de atender as necessidades do município, a entidade segue há décadas defendendo os direitos das classes empresariais de Cantagalo.
Com cerca de 175 associados ativos, a associação conquistou grandes parceiros ao longo dos anos e conta com a parceria do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Banco do Brasil, UNIMED e Sindicato do Comércio de Nova Friburgo. Ao longo da sua trajetória, a entidade também acumula uma variedade de serviços prestados aos empresários, garantindo melhorias para o comércio da cidade.
Em 90 anos de história, a ACIACAN é conhecida por oferecer uma série de oportunidades aos comerciantes locais. A entidade frequentemente oferece cursos, treinamentos e palestras sempre voltadas para as empresas associadas. Além disso, temas importantes como liderança, planejamento e atendimento ao cliente sempre são ofertados, permitindo o crescimento dos empreendimentos da cidade.
Além do apoio ao comerciante e a parceria de grandes empresários, a associação também gerencia datas importantes ao longo do ano a favor do comércio. Neste ano, a Promoção Dezembro Premiado busca movimentar o setor de vendas no município e ao mesmo tempo retribuir bons prêmios aos clientes e a população de Cantagalo.
Percurso Histórico
Fundada em 1931, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo foi criada pelo empresário Antônio Rocha e Silva Júnior. A organização foi formada ao lado de precursores do empreendedorismo da época e também manteve ao longo da sua administração a gestão de grandes empresários locais.
Em 90 anos de trajetória, estiveram presentes na diretoria da associação o idealizador Antônio Rocha e Silva Júnior; Wellington Folly; João Moreira; Célio Figueiredo; Joel Naegele; Jorge Luiz N. Richa; Ubiratan França; Reginaldo Leite Gonçalves; Vladimir Pereira Araújo; Juarez de Souza Lopes Junior; Elias Ramos Barbas; e Ricardo Cavalheiro Mendonça.
Nova Diretoria
A história e as conquistas da ACIACAN estão desde 1º de setembro deste ano sob uma nova administração. A nova diretoria da entidade foi eleita em chapa única, liderada pelo empresário Ricardo Cavalheiro Mendonça, proprietário da empresa KNN Idiomas.
A nova diretoria terá validade pelo biênio 2021 a 2023 e além de Ricardo Mendonça como presidente, elegeu também João Paulo de Abreu Rodrigues Goulart como vice-presidente. A associação escolheu como diretores Valkir da Silva Duarte (setor de Comércio e Indústria); Leonardo Jardim Roque (setor Agropecuário); Maycoln Mello Ecard (Tesouraria); Elias Antônio Ramos Barbas (área jurídica) e Gladstone Santana Cruz (secretariado).
O novo Conselho Especial da entidade também está formado com novos membros e é composto por Leonardo Pontes Moraes e Roan Lutterback Sauerbronn da Cunha. Já no Conselho Fiscal, os novos titulares são Jumar Hermsdorff Filho, Wellington Araújo Folly e Afrânio Gomes Pinto Junior; e os suplentes: Carlos José Pontes dos Reis, Patrícia Azevedo de Sá e Marcelo Ramada Stork.
Futuros projetos
Após assumir a nova diretoria da ACIACAN, Ricardo Mendonça afirmou em entrevista ao JR, que pretende dar seguimento às conquistas da associação e também criar novos projetos. Segundo o empresário, um dos primeiros passos da nova diretoria será a digitalização da entidade, promovendo ações de marketing digital que estimulem as vendas em prol dos associados.
O empresário também pretende investir em educação e qualificação para as empresas e seus colaboradores. A nova gestão também deseja retornar com o banco de currículos da associação gerando novas oportunidades para o 1º emprego nas organizações associadas.
Outro objetivo de Ricardo Mendonça é ampliar o calendário de ações da ACIACAN, garantindo que ela não fique restrita apenas a ações de fim de ano e aproveite também outras datas importantes, como Carnaval, Dia das Mães etc.