Veterano de guerra participa de encontro com alunos em Itaocara
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e para celebrá-lo o JR destacou as principais campanhas e projetos ambientais realizados em municípios da região, dentre eles Nova Friburgo. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável do município, foi possível conhecer as ações que vêm sendo desenvolvidas na cidade, que conta com uma equipe multidisciplinar e uma visão sistêmica sobre o tema.
Confira, a seguir, algumas das práticas ambientais que estão sendo desenvolvidas na cidade serrana:
Planejamento urbano
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo possui uma visão completa e integrada sobre as ações ambientais que desenvolve na cidade, por isso dispõe de uma equipe diversa. Um dos seus destaques são os profissionais da área de geociências que cuidam da Gerência de Geomática, vinculada à Subsecretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano. Essa equipe é responsável por mapear e sistematizar os dados e informações sobre todo o território de Nova Friburgo e, dessa forma, colabora para desenvolver ações sustentáveis.
A partir do trabalho de pesquisa desses profissionais são desenvolvidos mapas, estatísticas e informações que são importantes para a atuação da Secretaria de Defesa Civil, que tem a missão de preservar o Meio Ambiente e também salvar vidas.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, o conhecimento das questões dos riscos geológicos e geomorfológicos do município é essencial para manter um ambiente equilibrado, seguro e sustentável. Além disso, esse entendimento garante a adaptação da população friburguense às próprias condições de relevo, clima, vegetação, rios e da natureza da região.
Licenciamento ambiental
O Licenciamento ambiental é uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é desenvolvimento sustentável das cidades e em Nova Friburgo esse instrumento também colabora para a qualidade do Meio Ambiente. Segundo a Secretaria responsável pelo tema, apenas em 2021, a cidade emitiu cerca de 250 licenças ambientais para diversos setores, como indústrias, construções, manejo de vegetação e saneamento. Além disso, o setor também ganhou o reforço de um químico com visão para aprimorar as análises de águas do município.
Fiscalização
O setor de Fiscalização de Nova Friburgo atualmente também ganhou um reforço e possui uma Chefia própria que já vem colaborando de forma ativa neste ano. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, apenas em maio, o departamento realizou mais de 200 ações fiscalizatórias apenas na área ambiental. Muitas delas foram articuladas em conjunto com outros órgãos municipais e estaduais. Outro ponto fortalecedor é a guarda ambiental do município, que está prestes a receber um Curso de Aperfeiçoamento, que será iniciado no segundo semestre de 2021.
Presença da Política Ambiental em outras Secretarias
Além de fiscalização ativa, a atual gestão ambiental de Nova Friburgo prioriza o avanço das questões ambientais para diversas Secretarias da Prefeitura, indo muito além da Secretaria de Meio Ambiente e de Defesa Civil. Um exemplo, onde a política ambiental também está presente, é na Secretaria de Serviços Públicos, que trabalha para além dos serviços de limpeza urbana. O setor atualmente também é responsável pela Divisão de Parques e Jardins, que teve a gestão otimizada com a contratação de um responsável técnico e Engenheiro Florestal, colaborando para cuidar da arborização urbana e o horto da cidade.
Outra secretaria ativa ao tema é a Secretaria de Turismo e Marketing, que promove uma campanha permanente de conscientização ambiental para a preservação dos atrativos naturais da cidade. Além disso, o departamento também apoia uma série de iniciativas de empresas com foco no turismo sustentável.
Por fim, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Nova Friburgo também valoriza a pauta ambiental e desenvolve o Programa de apoio a Agroecologia e Agricultura Orgânica, atuando no Projeto Mananciais em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios e Agevap. O objetivo é incentivar boas práticas agropecuárias voltadas para o manejo sustentável no uso da água.
Também em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente é promovida ainda a capacitação contínua dos servidores da Secretaria de Agricultura sobre a legalização ambiental em projetos realizados na área rural.
Visão sistêmica do Meio Ambiente
Por fim, o entendimento do Meio Ambiente a partir de um olhar sistêmico avançou muito nos últimos anos e essa visão é percebida pela atual gestão ambiental de Nova Friburgo. Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Vívian Alves de Assis, essa compreensão tem tornado possível preservar todos os recursos naturais do município, contribuindo para a criação de uma cidade cada vez mais inclusiva:
“a partir da capacidade de compreender as diferentes variáveis sistêmicas do ambiente, a interface entre a natureza e a cidade, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo contribui para a preservação das nossas montanhas, da nossa Mata Atlântica, dos nossos mananciais e para um ordenamento territorial cada vez mais comprometido com a redução dos riscos e com uma cidade mais inclusiva e menos segregada.”
Por fim, a gestão ambiental do município vem enxergando o Meio Ambiente por uma visão completa, onde é possível prevenir, cuidar e zelar sobre todos os recursos e dinâmicas da natureza.