Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Um encontro no Rio de Janeiro, no mês de junho de 1989, entre várias autoridades cantagalenses e o empresário Antônio Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim, discutiu a possibilidade da construção de um aeroporto em Cantagalo.
Representando o município de Cantagalo, o então prefeito Geraldo Pires Guimarães; o ex-vereador e assessor Renê Noronha; o secretário de Viação e Transporte Ademir Pires Guimarães; o assessor da Secretaria, Milton da Costa Pisco; e o presidente da Associação Comercial, o farmacêutico Wellington Araújo Folly, mantiveram a reunião com o empresário dono da Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, que já é falecido.
A ideia de um campo de aviação no município de Cantagalo é antiga. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Cantagalo, que na época foi presidida por Wellington Folly, sempre batalhou para implantação do aeroporto. Depois, o também presidente da Associação Comercial, Joel Naegele, que foi assessor de Indústria e Comercio de Cantagalo, lutou para que o investimento fosse criado no município mas, infelizmente, o projeto não saiu do papel.
Na visita que as lideranças cantagalenses tiveram com o empresário Antônio Ermírio de Moraes, ele chegou a dizer que a construção deste aeroporto iria facilitar sua ida a Cantagalo, para visitar uma de suas indústrias cimenteiras no Brasil.
Segundo o empresário e farmacêutico Wellington Araújo Folly, o empresário Antônio Ermírio de Moraes deu total apoio a construção do aeroporto em Cantagalo. “Ele chegou a dizer que ajudaria na construção do aeroporto”, garante Wellington Folly.
O empresário, diretor presidente do Grupo Votorantim, e dono da Fábrica de Cimento Rio Negro, em Euclidelândia, chegou a cogitar que daria o cimento necessário para construção do aeroporto na cidade.
A construção deste aeroporto em Cantagalo chegou a ter verba reservada no Ministério da Aeronáutica para sua construção, e teria uma pista de pouso maior do que a do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.
A área, que chegou ser aprovada e reservada para construção deste Aeroporto em Cantagalo, ficava localizada na Taquara, próximo ao Conjunto Habitacional do BNH.
No governo do então governador Moreira Franco, o projeto para construção deste aeroporto chegou a ser colocado como prioritário. Várias reuniões foram realizadas para definir sua construção, mas apenas o terreno foi escolhido, de propriedade do proprietário rural Rui Simões.