Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Sanitária, em parceria com a Gerência de Pesquisa em Antropozoonoses da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária a Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, estão realizando de 07 a 11 de março a “capacitação em Identificação de Formas Imaturas de culicídeos (larvas de mosquitos)” para agentes municipais, a partir de caracteres morfológicos e biológicos com vista à definição de hábitos e comportamentos implicados na transmissão de doenças.
A qualificação foi monitorada pelos representantes do Estado, o gerente José Luís da Silva e a técnica em entomologia Helena Regina dos Santos, tem o objetivo de criar a estrutura operacional do Laboratório de Entomologia, para prevenir e controlar as doenças transmitidas por vetores e descentralizar o diagnóstico de taxonomia de formas imaturas de Culicídeos.
Ao término da capacitação os agentes estarão habilitados a identificar diversas espécies de vetores, como Aedes aegypti, Aedes albopictus, entre outros transmissores de Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela Urbana e demais doenças. Eles também conseguirão identificar áreas de risco, mapear criadouros e montar estratégias para o enfrentamento de vetores de patógenos.
Para a concretização do curso, foi primordial o apoio da Prefeitura de Duas Barras, através do prefeito, Fabrício Luiz Lima Ayres, e do secretário de Saúde, Frederico de Castro Alves (Fred), que não mediram esforços para a realização dessa iniciativa, acreditando na capacidade de sua equipe da Vigilância Sanitária. A partir dessa ação, a municipalidade avança na prestação do serviço de saúde pública, investindo em conhecimento e pesquisa, buscando prevenção, qualidade de vida e saúde para toda a população.