Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Santa Cruz Centenário e Jaborandi (Aprosace), localizada em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, realizou, este mês, a primeira entrega de alimentos comercializados com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa e Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade de Compra com Doação Simultânea. Nessa modalidade, os itens produzidos pelos agricultores da Aprosace são adquiridos pela Conab e doados ao Banco de Alimentos do Sesc Mesa Brasil e ao Banco de Alimentos da Central de Abastecimento (Ceasa) do estado.
O investimento no projeto com a associação é de R$ 311 mil para a compra de 136 toneladas de alimentos, dentre eles tomate, cenoura, repolho, salsa, salsão, pimentão, nabo, ervilha verde, couve flor, coentro, brócolis, beterraba, alface americana e abobrinha, que serão entregues para doação ao longo dos próximos meses. A ação beneficia 39 agricultores familiares (20 mulheres) com a garantia de compra de sua produção por ao menos 1 ano. A doação dos produtos deve complementar a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco alimentar e nutricional atendidas pelas duas entidades participantes do projeto.
Operacionalizado pela Conab com recursos do Ministério da Cidadania, o programa apoia pequenos agricultores vinculados a associações ou cooperativas, por meio da compra de sua produção, o que gera renda e inclusão social ao homem do campo. Na Compra com Doação Simultânea (CDS), modalidade em que ocorre a operação acima, os alimentos são adquiridos pela Conab e os agricultores que realizaram a venda se encarregam de entregar os produtos diretamente nas entidades inscritas como beneficiárias do PAA.